II Jornada Científica do HUGOL debateu o atendimento de urgências e emergências pediátricas

Com o tema geral “Desafios em Urgências e Emergências Pediátricas”, a III Jornada Científica do HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, foi realizada nos dias 8 e 9 de junho. O evento, ocorrido no auditório da unidade, contou com a presença de renomados palestrantes, profissionais da área de saúde, que falaram para cerca de 300 congressistas.

Durante a cerimônia de abertura, a Superintendente de Educação em Saúde da SEST-SUS, Rafaela Veronezi, destacou a contribuição da Jornada para a comunidade da área de saúde: “Um hospital de urgência e emergência do porte do HUGOL, além de ter imensurável importância para o atendimento à população, é também uma fonte de conhecimento científico. As discussões realizadas neste evento vão colaborar com a permanente formação de profissionais, estudantes e comunidade científica”.

A escolha por um tema de tamanha relevância à sociedade atual advém da importância de se debater e refletir sobre situações inquietantes, como o tratamento de crianças vítimas de violência. De acordo com o Diretor Geral da unidade, Hélio Ponciano Trevenzol, “é prerrogativa do HUGOL, como um hospital referência em traumatologia pediátrica, alertar a sociedade sobre sua responsabilidade em relação às nossas crianças. Todos devem ser um polo irradiador de conscientização”.

Sobre isso, no painel “Crianças vítimas de violência: como diagnosticar e o que fazer?”, com os debatedores Marce de Paula Costa, Elma Batista, Adriana Accorsi e Ionara Rabelo, um dos pontos altos da programação, foram esclarecidas dúvidas sobre como detectar mais precisamente os sinais, físicos e psicológicos, de menores vítimas de violência física e sexual, e o que pode ser feito do ponto de vista legal.

A Jornada também contou com a conferência magna “Emergências Pediátricas Traumáticas: Operar Ou Não Operar?” e a palestra “Ultrassom Point-of-Care em emergência pediátrica: considerações sobre o trauma”, com o palestrante Luís Donizeti Stracieri; os painéis “Avanços no tratamento das queimaduras em pacientes pediátricos”, com Juliano Tibola, Priscila da Matta e Mônica Piccolo; “Atualidades no cuidado à criança no contexto da urgência e emergência”, com Maria Luíza Paiva, Jodie Amaral e Jéssica Brunoro; e as palestras “Atualidades no manejo da dor no cuidado à criança hospitalizada”, do palestrante Tolomeu Artur Casali; “Enfermagem – atualidades nos cuidados ao paciente pediátrico”, com a palestrante Marília Cordeiro; e “Atualidades em fisioterapia respiratória no contexto da pediatria”, com o palestrante Juliano Tibola.

A programação do evento foi finalizada com a premiação de trabalhos científicos de residentes da área de saúde, um momento de grande importância pois, como ressaltou a Superintendente Multiprofissional de Reabilitação da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação, Divaina Alves Batista, “a AGIR sempre prezou pela assistência em saúde de qualidade, pautada na pesquisa e no desenvolvimento do conhecimento científico”.

Para o organizador do evento e Gerente Multiprofissional, Dagoberto Miranda Barbosa, “a Jornada foi uma grande oportunidade de bebermos de fontes primárias de informação, com palestrantes de renome nacional. O uso de mesas redondas, com o formato de painel dialogado e a oportunidade de envio de perguntas pelo celular, gerou maior interesse e interatividade, trazendo o público para dentro da discussão. Com isso, conseguimos extrair o melhor de cada palestrante. Esse evento também foi concebido para potencializarmos nossos próprios profissionais, a fim de que os conhecimentos absorvidos sejam revertidos em um atendimento de ainda mais excelência para nossos pacientes”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo