Ibes confirma manutenção do título ONA 3 para o HGG

Unidade da SES-GO apresenta aos avaliadores da instituição credenciada à Organização Nacional de Acreditação os avanços realizados

O Hospital Estadual Alberto Rassi Dr. Alberto Rassi (HGG) recebeu nos dias 16 e 17 de maio a visita de avaliadores do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), instituição acreditadora credenciada à Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é a segunda visita desde a conquista do nível 3, para verificar se o hospital continua cumprindo os requisitos necessários para a manutenção do certificado de qualidade.

No início da visita, a diretora de Enfermagem, Natalie Alves Andraschko, apresentou os avanços da produção da unidade, que integra a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). “Comparando de 2012 a 2018, o número de internações aumentou 42%, enquanto que as cirurgias tiveram um incremento de 51%. Já o atendimento multidisciplinar teve um incremento de 96%, enquanto que os exames aumentaram em 72%”, ressalta Natalie.

Rodrigo Della Torres, apoiador líder do Ibes, anunciou a manutenção da certificação ONA 3 para o hospital, enfatizando os principais pontos fortes da instituição. “O nosso papel é de ser provocador, para instigá-los a pensar diferente, a ver as coisas de outra forma, a serem cada vez melhores”, esclareceu Rodrigo.

Pontos fortes

Ações de humanização – Diversas ações e práticas com foco no paciente, que são difíceis de ver em unidades particulares, quanto mais em um hospital público, sendo um ponto de destaque no SUS.

Ambiência – A qualidade e a organização da estrutura fazem uma grande diferença para os colaboradores e pacientes, que se destaca pelos detalhes, que são feitos com maestria.

Comprometimento com a qualidade – Os colaboradores mostraram seu envolvimento nas melhorias dos processos e da assistência, primando pela segurança.

Senso de pertencimento – É algo que permeia a todos e que não é fácil de conseguir, que é evidenciado pelo vínculo, que realmente os colaboradores vestem a camisa, demonstrando que fazem parte da instituição.

Métodos lúdicos – O uso do lúdico de forma criativa, o que foi percebido em vários detalhes, que demonstram que a comunicação é efetiva, o que impacta nos indicadores e na cultura da instituição, enquanto valor institucional.

Investimento nos cuidados paliativos – Tem diversas ações muito interessantes em cuidados paliativos, sendo possível notar os resultados.

Pactos com a equipe médica – Foi perceptível o trabalho realizado com a equipe para melhorar o cumprimento de metas de produção, por exemplo, no centro cirúrgico, que já produziram resultados significativos.

Senso de organização, limpeza e cuidado no serviço de nutrição – Tiveram destaque a limpeza, a organização e o cuidado do serviço, o que mostra a cultura da instituição, que cuida tão bem de uma área que não é assistencial. Tem muita relação com a qualidade e se estende às outras áreas também.

Foco na excelência – Fator que aparece na missão, na visão e nos valores, além do investimento na certificação internacional.

Acreditação Nível 3

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente, segundo três critérios: cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada; cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

 Pamella Cardoso, do Idtech

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