Hutrin soma mais de 5 mil atendimentos a pacientes com Covid-19

Mais de cem pessoas que tiveram de ser internadas com o coronavírus na unidade do Governo de Goiás em Trindade foram curadas

Para atende bem, Hutrin investe em tecnologia e qualificação da equipe de profissionais

O Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) está fazendo a diferença no combate à Covid-19, não apenas na cidade, mas em toda a região. Desde o início da pandemia, o hospital atendeu mais de 5 mil pacientes, dos quais 1,9 mil em agosto. “Estamos conseguindo atender e ajudar a população que mais precisa neste momento tão difícil. Estamos colocando todos os recursos necessários para amenizar a dor e sofrimento das pessoas”, afirma Getro Oliveira de Pádua, diretor da unidade do Governo de Goiás.

O Hutrin conta com 22 leitos específicos para atendimento a pacientes diagnosticados com a Covid-19, oito desses leitos fazem parte da Unidade de Terapia Intensiva e 14 da enfermaria. Os leitos da UTI são equipados com respiradores, monitores e bombas de infusão, aparelhos essenciais para o tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19. Ao todo, 101 pacientes que passaram por internação, seja na enfermaria ou na UTI, receberam alta desde que o Hutrin iniciou os atendimentos específicos de síndrome respiratória aguda grave.

Além de oferecer atendimento presencial, o Hutrin conta com um sistema remoto inovador para mapeamento, triagem e acompanhamento de pessoas com suspeita de coronavírus. O projeto A Gente se Importa [https://mailto:https://www.youtube.com/watch?v=ORToWtZaIgk], implementado no início de agosto, já realizou 21 atendimentos domiciliares provenientes de cadastro on-line e 174 visitas de monitoramento de usuários que passaram pelo hospital. “Essa é mais uma ferramenta que está sendo utilizada aqui em Trindade para combater o coronavírus”, diz Getro Oliveira.

O paciente precisa acessar o sistema por meio do site https://hospital-hutrin.org.br/. O menu Triagem da plataforma digital do hospital contém todas as informações necessárias para realizar o cadastro. A pessoa responde algumas perguntas sobre sua condição de saúde, complementa com os dados pessoais e endereço e recebe o resultado na hora. Qualquer pessoa pode descobrir o grau de risco.

Atendimento de referência
Desde que passou a ser gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o Hutrin implementou um novo jeito de atender a população. Contratou mais gente, investiu em equipamentos digitais, estabeleceu novos processos de gestão e um programa de treinamento para colaboradores de todas as áreas. O resultado pode ser expresso em números recordes de atendimentos e na diminuição no tempo de espera no pronto-socorro.  

No primeiro ano à frente do hospital, foram mais de 780 partos e 58 mil exames laboratoriais entre setembro de 2019 e julho de 2020. “Nós poderíamos ressaltar a instalação do raio X digital, do equipamento de telemedicina, do tanque de oxigênio, mas isso é só meio. Importante, sem dúvida, mas o que representa a nossa gestão são o cuidado e a melhoria no atendimento à população”, ressalta o  diretor do Hutrin.

Para as pessoas que se consultam no Hutrin, a modernização do hospital veio em boa hora. Melhor equipado para atender emergências, os pacientes não precisam mais obrigatoriamente ir a Goiânia. E, nesse período de pandemia, o Hutrin até socorre alguns pacientes da capital. O hospital virou referência de bom atendimento.

Caroline Guerra (texto e foto)/Imed

 

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