Hutrin garante qualidade também no atendimento a pacientes da UTI 

Com um esquadrão multidisciplinar, unidade do Governo de Goiás em Trindade assegura a humanização necessária aos tratamentos oferecidos

Equipe multidisciplinar do Hutrin atua no planejamento e execução do tratamento humanizado do paciente

O tratamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é muito complexo, e a qualidade de vida e independência funcional do paciente, no futuro, pode ser resultado do tipo de tratamento que ele recebe durante a internação. Nem sempre que um paciente deixa as máquinas sofisticadas da UTI está curado. A depender do tempo de UTI, o paciente pode ter dificuldades para se alimentar ou falar, perda significativa de peso ou problemas para andar.

Médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, infectologista, psicólogos e assistentes sociais são alguns dos profissionais que fazem parte da sofisticada equipe multidisciplinar que atua no planejamento dos tratamentos a serem desenvolvidos no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), unidade do Governo de Goiás. 

Nesse tipo de atendimento, nenhuma decisão individual é tomada. Se um médico indica algum tipo de medicamento, o farmacêutico analisa o tipo de interação que pode haver com os medicamentos em uso e se há possibilidade de reação alérgica. 

Ou seja, há uma interação de todas as áreas para detalhar a situação do paciente, com o objetivo de prescrever todos os detalhes do tratamento pelas próximas 24 horas – quando a equipe se reúne novamente para analisar a resposta ao tratamento proposto e definir novas condutas. Essa iniciativa promove um desempenho técnico acima da média, o que garante a segurança e a qualidade da assistência de cada paciente.

Covid-19
No caso de pacientes com a Covid-19, o trabalho cooperativo tem se mostrado fundamental na luta pela vida dos internados. O atendimento multiprofissional é realizado no período da manhã de segunda a sexta-feira. O grupo percorre os leitos, visita cada paciente e entende suas necessidades. “Elaboramos a melhor forma de tratamento conjunto, pois as terapias precisam ser complementares”, diz o fisioterapeuta da unidade, Jucelino Libarino.

A iniciativa traz como principal benefício o aumento da confiança do paciente e de seus familiares. É o caminho que o Hutrin escolheu para oferecer um atendimento público mais humanizado, focado na recuperação integral das pessoas internadas. Administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o hospital é referência na qualidade de atendimento para a população de Trindade e região.

Com a equipe multidisciplinar, a relação próxima dos profissionais de saúde e o paciente é constante e equilibrada, fazendo com que os procedimentos clínicos realizados tenham ótimos resultados. O hospital também investe na capacitação contínua dos colaboradores, com o intuito de que sejam observados os melhores protocolos em saúde.

“Nossos profissionais estão preparados para priorizar as decisões coletivas e envolver o paciente e a família de forma que a terapêutica escolhida seja a mais adequada. Essa troca é essencial para o sucesso do tratamento”, afirma Getro de Oliveira Pádua, diretor do Hutrin.

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo