Hurso realiza sua primeira captação de múltiplos órgãos do ano

Procedimentos realizados na unidade do Governo de Goiás no sudoeste do Estado permitem doação de 2 fígados, 4 córneas e 4 rins a receptores de Goiânia e DF

Equipe de cirurgiões realiza primeira captação de múltiplos órgãos do ano da unidade do Governo de Goiás

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso) realizou na noite de quarta-feira, 7, sua primeira captação múltipla de órgãos do ano. Dois doadores possibilitaram a doação de fígados, córneas e rins. Os dois fígados foram levados para receptores do Distrito Federal e os quatro rins e quatro córneas para Goiânia. 

Com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), um voo foi realizado no aeródromo de Santa Helena,  ainda durante a noite, para transportar os fígados captados. Rins e córneas foram transportados para Goiânia, em veículo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 

A operação foi bem-sucedida, graças à agilidade das equipes envolvidas no transporte e na captação, e à Comissão Intra-Hospitalar de Doações de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) da unidade do Governo de Goiás, que está sob gestão, em caráter emergencial, do Instituto de Planejamento e Gestão de Serviços Especializados (IPGSE), desde janeiro de 2021. 

“Precisamos agir em sintonia e de forma ágil, pois, além do processo cirúrgico para a retirada dos órgãos, é preciso fazer com que eles cheguem aos receptores em tempo hábil. É um trabalho intenso e que, graças ao envolvimento e comprometimento de todas equipes, deu certo. Parabéns a todos os membros das equipes. Estamos orgulhosos em ajudar a salvar vidas”, destacou o diretor técnico do Hurso, médico Ubyratan Gonzaga.

Riva Kran (texto e fotos)/IPGSE

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo