Hurso realiza primeira cirurgia torácica uniportal garantindo máxima segurança e eficácia

Duração da operação foi de pouco mais de uma hora e paciente já recebeu alta médica da UTI

Uma inovação e tanto para os atendimentos prestados no Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste Dr. Albanir Faleiros Machado (Hurso), unidade da rede de Saúde do Governo de Goiás, localizada no município de Santa Helena de Goiás. Na quinta-feira, 27 de fevereiro, o hospital realizou a sua primeira cirurgia torácica uniportal, um procedimento minimamente invasivo e realizado por meio de um único corte.

“Responda você como paciente, o que você prefere? Ter vários cortes ou apenas um corte de 6 a 8 cm que consiga acessar com maior segurança a cavidade torácica?”, provocou o cirurgião responsável pela operação, o médico Adriano Lana. Ele explicou que a via uniportal é uma via de acesso que permite a realização de cirurgias com elevado nível de segurança.

O paciente atendido, Jociel Castro da Silva, 30 anos, deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) já na sexta-feira, 28 de fevereiro, e a expectativa de Adriano Lana é que ele receberia alta médica em breve. A duração da operação foi de pouco mais de uma hora.

Além da segurança e eficácia, Adriano ressaltou que o acesso uniportal também reduz as chances de dor por se tratar de um corte pequeno. “A dor restringe o processo de ventilação e de respiração como um todo. Ao restringir esse processo, ela induz a possíveis complicações no pós-operatório”, disse.

Jociel é só agradecimento. “Foi tudo nota 10. Minha saída da UTI foi ótima, todos me trataram muito bem. O médico me avaliou logo cedo para ver se estava tudo certo. A equipe não me deixou sentir dor em nenhum momento. Todos muito gente boa, só tenho a agradecer. Se não fosse a competência deles, não estaria aqui hoje”, agradeceu.

Entenda o caso
O caso de Jociel foi um procedimento investigativo porque ele estava apresentando sintomas de pneumotórax, como dificuldade respiratória e dor torácica. “É como se o pulmão dele estivesse preso. A cirurgia nos possibilitou liberar as aderências do pulmão, tinha algumas áreas de sangramento que foram coibidas e tratadas e alguns coágulos que foram removidos”, relatou o médico.

Adriano, que realiza o procedimento há mais de 20 anos, disse que a sensação é de dever cumprido. “A realização de uma cirurgia torácica uniportal no HURSO mostra a todos a capacidade dos profissionais que atuam aqui. Fico muito feliz por ter sido o primeiro a fazer essa cirurgia aqui na minha região”, concluiu.

Brenno Sarques/IBGH
Foto: Divulgação/IBGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo