Hurso promove treinamento preventivo de infecções a seus colaboradores 

Ação na unidade do Governo de Goiás em Santa Helena é realizada para lembrar Dia Mundial da Higienização das Mãos

Profissionais do Hurso usam tinta sobre luvas, para marcar o processo de higienização, no treinamento

Para marcar o Dia Mundial da Higienização das Mãos e promover maior conscientização sobre a importância desse ato tão simples, o Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), unidade do Governo de Goiás em Santa Helena, realizou uma ação para relembrar e reforçar a forma e a sequência correta da higienização das mãos.

“É importante lembrar que nossas mãos são as principais vias de bactérias e vírus, a higienização correta pode prevenir inúmeras doenças”, comentou Luciene Alves, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras), que coordenou a equipe.

“O treinamento foi bem dinâmico; fizemos uma técnica de colocar tinta na luva e fazer os movimentos de como lavamos as mãos, de olhos fechados, para saber se estava correto. Foi muito legal”, contou a enfermeira Geisa Assis.

'Parabéns'
No cenário atual, de pandemia do novo coronavírus, a higienização das mãos precisa ser intensificada. “Não adianta higienizar de qualquer jeito, é preciso seguir uma sequência correta por, no mínimo, 20 segundos. Costumo orientar todos a cantar ‘parabéns’ mentalmente, pois é o tempo exato”, comentou Luciene.

A higienização é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas. “É válido ressaltar que os cuidados com a higienização das mãos são fundamentais para os profissionais da saúde. Esse público deve lavar as mãos sempre antes e após ter contato com um paciente, antes de realizar procedimentos e após se expor a fluidos corporais”, concluiu Luciene.

 

Brenno Sarques (texto e fotos)/IBGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo