Hurso executa plano para garantir cuidados com o meio ambiente

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) leva à risca um Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) que tem como objetivo, por meio de controles específicos e eficazes, impedir possíveis contaminações e o descarte equivocado do lixo.

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) leva à risca um Plano de Gerenciamento de Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS) que tem como objetivo, por meio de controles específicos e eficazes, impedir possíveis contaminações e o descarte equivocado do lixo. O desenvolvimento da ação gera segurança e saúde para profissionais, pacientes, visitantes, comunidade e meio ambiente, direta ou indiretamente.

O PGRSS está em concordância com as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Ele define a distinção dos tipos de resíduos gerados no hospital: geração ou segregação; acondicionamento; identificação; transporte interno e destinação final de resíduos produzidos. O plano também é responsável pela contratação de empresa especializada em coleta desse lixo e de outros materiais hospitalares que são incinerados. O HURSO realiza ainda treinamentos constantes com os colaboradores, passando orientações para o consumo consciente de material de trabalho e o monitoramento da quantidade.

Consciência ambiental

O Hurso destina mensalmente uma média de 700 quilos de papelão para a reciclagem. O valor arrecadado é repassado a um lar de idosos de Santa Helena de Goiás como doação. No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a unidade aproveitou para alertar a todos para os problemas ambientais enfrentados hoje; com foco especial nos problemas locais da cidade de Santa Helena de Goiás, relacionados a queimadas. Além do PGRSS, o Hospital usou as redes sociais, o site e os murais da unidade para fazer os alertas.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo