Hurso conquista selo de qualidade ONA 1 e vai buscar ONA 2

Na entrega oficial do certificado que garante referência em segurança do paciente, hospital aceita desafio, proposto pela SES, de trabalhar por mais um selo de certificação

 

O Hospital Estadual de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás, agora é referência em segurança do paciente, com a conquista do certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Para oficializar a conquista, a instituição acreditadora IQG realizou a entrega do certificado de Acreditação ao hospital nessa terça-feira, 18, no Auditório da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). O hospital é especializado em traumas de média complexidade e referência para todo o Estado, com atendimento a 27 municípios da região.

A cerimônia contou com a presença do assessor do secretário Ismael Alexandrino, Fernando Jesus, lançou, em nome do secretário, novo desafio ao Hurso: conquistar a ONA 2. “ONA 1 é estrutura e é ótimo. Agora é importante avançarmos em qualidade e segurança do paciente, o que vêm com maturidade nos processos de trabalho. O desafio foi lançado, creio que, em breve, estaremos comemorando a vitória da Acreditação ONA 2”, previu o assessor.

Fernando Jesus ressaltou ainda que SES-GO tem trabalhado muito no desenvolvimento de ações nas unidades estaduais, em um processo de aperfeiçoamento contínuo. "É um processo de melhoria da qualidade da assistência prestada à população. O Hurso conta com 110 leitos, sendo 20 leitos de UTIs, 10 adultos e 10 pediátricos. É uma grande conquista para a população de Santa Helena e região", lembrou.

Assessor do secretário Ismael Alexandrino, Fernando Jesus apresenta novo desafio ao Hurso, em nome do secretário: conquistar o certificado ONA 2

 

Desafio aceito

Também presente à cerimônia, o presidente da organização social que administra o Hurso, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), Eliude Bento da Silva, comentou a proposta recebida. “Foi um prazer estar aqui hoje e receber esse desafio, que nós aceitamos e vamos cumprir. Este é nosso objetivo, buscar cada vez mais a segurança do paciente com o objetivo de garantir o melhor atendimento possível a todos”, resumiu.

Participaram ainda do evento a superintendente do IBGH, Lázara Mundim; o superintendente de Controle Interno do IBGH, Paulo Júnior; o presidente do IQG, Bruno Farras; a secretária de Saúde de Santa Helena, Letícias Rosa, entre outros.

O certificado ONA atesta que o Hurso cumpre ou supera 80% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela organização, a mais respeitada entidade que certifica a qualidade dos serviços de unidades públicas em saúde do Brasil. Sua metodologia é reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (Isqua), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Indicadores

Entre os indicadores que são aperfeiçoados com a implementação de processos para cumprimento de exigências da ONA está a diminuição dos índices de erros médicos, do número de infecções hospitalares, da mortalidade e do tempo de espera nos atendimentos.

“Chegar até aqui não foi fácil. Foi um ano de trabalho intenso, mas concluímos com o reconhecimento desse trabalho, em forma desse selo. Hoje nós podemos dizer que além de referência em traumatologia e captação de órgãos, somos referência em segurança do paciente”, comemorou Ronny Rezende, diretor geral da Unidade. Ele ainda dedicou o certificado a todos os colaboradores que direta ou indiretamente ajudaram nessa conquista tão importante.

 

Representantes da SES-GO, integrantes da instituição acreditadora, da OS que administra o Hurso e colaboradores do hospital comemoram a conquista do ONA 1

 

 

Carolina Rodrigues (texto e fotos)/IBGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo