Humanização no Hugol: paciente comemora aniversário com a família
Para reduzir o isolamento social ocasionado pelo processo de hospitalização, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) promove ações de humanização, tanto para os pacientes e acompanhantes como para os profissionais que atuam na unidade. Segundo a Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), “tomamos a humanização como estratégia de interferência no processo de produção de saúde levando em conta que sujeitos sociais quando mobilizados são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios neste mesmo processo”.
Uma das ações empreendidas recentemente foi a comemoração do aniversário de Adriene dos Santos, internada há mais de 60 dias no hospital. O evento foi organizado pela equipe multiprofissional do Hugol e a família da paciente em um dos jardins da unidade. Visando mitigar os riscos de contaminação, todos foram paramentados com capotes e luvas.
O momento foi de muita emoção para a equipe que assiste e acompanha de perto a paciente e principalmente para a família, em contato com Adriene para proporcionar o dia especial que ela merece. A irmã, Eliene dos Santos, relatou o quanto se sente segura com o atendimento prestado pelo Hugol e um tanto quanto surpresa, positivamente, de poder celebrar o aniversário dentro da unidade. “Fiquei cuidando da minha irmã no hospital e estou tranquila porque sei que ela está bem assistida aqui. Não imaginava que havia este tipo de ação em um hospital. A gente ficou muito feliz em poder comemorar o aniversário da minha irmã e reunir a família. A Adriene é muito querida”, relatou.
De acordo com a supervisora psicossocial do Hugol, Eliane Gomes, “as ações de humanização, dentre as diversas abordagens, auxiliam na reinserção social do paciente hospitalizado para que possa desenvolver ferramentas de enfrentamento e condições emocionais adequadas, contribuindo para uma maior aderência do tratamento multidisciplinar desenvolvido na unidade”.
Fonte: Hugol