Humanização na assistência: pacientes do HUGOL participaram de festa junina

Estima-se que mais de 70 usuários participaram da festança no jardim interno do hospital, além dos outros pacientes que não puderam se deslocar dos leitos e por isso receberam a visita da dupla de sanfoneiro e violonista, Danilo e Heitor, nas Unidades de Terapia Intensiva, unidade especializada no tratamento de queimaduras e demais clínicas de internação. Os músicos colocaram todos para dançar ao som de músicas típicas dessas comemorações.

De acordo com a psicóloga hospitalar Isabela Rosa, a festa superou as expectativas e o próprio histórico anterior, tendo em vista que os participantes estavam claramente engajados, sentindo-se parte do evento. “Essas ações são importantes pois aliviam a tensão, impactando não só os usuários, mas também os colaboradores, que estavam vestidos a caráter, demonstrando pertencimento à atividade e à causa da humanização, possibilitando também a integração da equipe de saúde com as pessoas assistidas em um momento de descontração”.

Para Dagoberto Barbosa, Gerente Multiprofissional e presidente da Comissão de Humanização, “a festa junina é uma data comumente comemorada pela sociedade, por isso nos propomos a trazer um pouco dessa experiência para sair da rotina do hospital. O objetivo foi construir uma ponte com as atividades que ocorreriam normalmente na vida das pessoas se não estivessem internadas”, explica.

Humanização

Para reduzir o isolamento social ocasionado pelo processo de hospitalização, o HUGOL promove ações de humanização, tanto para os pacientes e acompanhantes como para os profissionais que atuam na unidade, pois como é relatado na Política Nacional de Humanização (Humaniza SUS), “tomamos a humanização como estratégia de interferência no processo de produção de saúde levando em conta que sujeitos sociais quando mobilizados são capazes de transformar realidades transformando-se a si próprios neste mesmo processo”.

De acordo com a supervisora psicossocial do HUGOL, Eliane Gomes, “as ações de humanização, dentre as diversas abordagens, auxiliam na reinserção social do paciente hospitalizado para que possa desenvolver ferramentas de enfrentamento e condições emocionais adequadas, contribuindo para uma maior aderência do tratamento multidisciplinar desenvolvido no hospital”.

Com o intuito de promover um momento de alívio para as dores do corpo e da alma e para diminuir o isolamento social que o processo de hospitalização causa, o Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL realizou nessa terça-feira, 20, a segunda edição de sua festa junina interna, voltada aos usuários, pacientes, acompanhantes e colaboradores.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo