Hugol recebe visita técnica da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes

Representante do Ministério da Saúde conhece Organização de Procura de Órgãos, responsável pelos processos de doação na unidade da SES-GO

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), recebeu neste mês a visita da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Daniela Salomão, por motivo de visita técnica à Organização de Procura de Órgãos (OPO-Hugol), responsável por acompanhar e auxiliar os processos de doação na unidade.

“Enfrentamos dois grandes obstáculos para a doação de órgãos, sendo um deles a dificuldade de entendimento das famílias sobre a morte do paciente. O Hugol é uma prova de que, quando a equipe é engajada e consegue transmitir segurança à família durante o diagnóstico de morte encefálica, os familiares têm a total certeza de se colocar contra ou a favor da doação, geralmente com uma resposta positiva. Outro fator é o desconhecimento do posicionamento que o paciente tinha em relação ao assunto, pois é um assunto bastante delicado, difícil de se conversar e, se a família não tem certeza de qual era sua vontade, acaba tendo mais dificuldades em aceitar a doação”, relatou Daniela.

Com pouco mais de quatro anos de existência, a unidade se tornou referência em Goiás em doação de órgãos e tecidos. “O Hugol é um hospital que abraçou a cultura da doação de órgãos e conseguiu implantá-la com sucesso. O fato de toda equipe acreditar no processo e realizar o acolhimento humanizado dos familiares faz com que estes se sintam mais seguros para realizar a doação”, explica Katiuscia Freitas, coordenadora da OPO-Hugol.

Setembro Verde 

O Hugol adentra o mês de setembro conscientizando seus colaboradores sobre a importância de ser um doador de órgãos e tecidos, como parte das ações da campanha nacional relativa ao tema, Setembro Verde. A unidade busca também conscientizar a população sobre a doação de órgãos, iluminando sua fachada durante o mês inteiro com a cor alusiva à campanha e promovendo ações de educação sobre o tema. Nesta terça-feira, 3, às 9 horas, o hospital também será palco da abertura da campanha realizada pela Central Estadual de Transplantes de Goiás, no Auditório Francisco Ludovico/Hugol.

SERVIÇO

Abertura da Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – Setembro Verde

Dia: 3 de setembro

Horário: 9 horas

Local: Auditório Francisco Ludovico do Hugol – Av. Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont, Goiânia-GO

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo