Hugol realiza procedimento cardíaco pediátrico inédito na unidade

Atriosseptostomia foi realizado em uma paciente com apenas 9 dias de vida, encaminhada pelo HMI, outra unidade da rede de saúde da SES

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou um tratamento intervencionista pediátrico por cateter inédito na unidade, uma atriosseptostomia, em paciente com apenas 9 dias de vida, encaminhado pelo Hospital Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI).

“Realizar esse tipo de procedimento pelo SUS é um divisor de águas, pois o cuidado com a cardiologia pediátrica é um dos mais complexos que existem, e o fato de qualquer paciente ter acesso a uma estrutura tão completa quanto à do Hugol para realizar tal tratamento significa um ganho importante para todo o Estado”, declarou Maurício Prudente, médico cardiologista da unidade.

Para que esse procedimento de emergência fosse realizado, houve um empenho das unidades Hugol e HMI. O estado do paciente era gravíssimo e a necessidade de agilidade no tratamento era crucial para sua sobrevivência. O processo inicial de acionamento da unidade foi feito às 18h e, às 22h30, o procedimento já estava concluído com sucesso.

“Essa foi só uma etapa cumprida com êxito, mas o paciente ainda precisa de muitos cuidados que deverão ser atendidos em unidades de saúde especializadas. Esse procedimento de urgência realizado aqui no Hugol deu a ele muitas condições para dar continuidade no tratamento e ainda conseguimos renovar a esperança dos pais, que ficaram extremamente agradecidos com toda a equipe”, ressaltou Prudente.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo