Hugol realiza educação continuada sobre cuidados paliativos

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol realizou educação continuada sobre cuidados paliativos.

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol realizou educação continuada sobre cuidados paliativos. O objetivo foi orientar os colaboradores da unidade sobre essa modalidade de cuidados, referente à assistência do paciente e seus familiares em todos os seus níveis de sofrimento, e o acompanhamento desde o diagnóstico de uma doença incurável até os seus últimos dias de vida, focando no controle de sintomas e possibilitando qualidade de vida.

No período de 31 de julho a 17 de agosto ocorreram seis encontros, os quais contaram com cerca de 70 participantes dentre profissionais do hospital e também de outras instituições, ministrados pelos médicos Christiano Holanda e Fernando Henrique, do CRER, e Marina Alves Lopes, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos do Hugol.

De acordo com Marina, os cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do paciente por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação impecável e do tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.

A médica geriatra explica que a educação continuada cumpriu sua meta, pois “geramos discussões de casos em diversos locais dos hospitais e iniciamos os cuidados em pacientes internados. Essa capacitação vai melhorar o atendimento para o paciente do Hugol que possui doença irreversível, visto que estabeleceremos um plano de cuidados embasado em capacitação técnica e humanizada”.

A Comissão de Cuidados Paliativos foi instituída no Hugol em ato administrativo que a responsabiliza por “definir diretrizes e dinâmicas para atuação em paliação, bem como avaliar a indicação dos pacientes acrescidos neste tipo de terapêutica e fiscalizar a execução dos cuidados necessários para alívio dos sintomas e conforto”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo