HUGOL promove qualificação e pré-qualificação dos projetos de pesquisa da Residência Multiprofissional

O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES – Governo de Goiás realizou, no dia 22 de novembro, cerimonia de qualificação e pré-qualificação dos projetos de pesquisa dos residentes da equipe multiprofissional da unidade.

“A importância do programa de residência na unidade é multifatorial, abrangendo três aspectos: A dimensão social se reflete na formação de um profissional comprometido com a ética, a responsabilidade social, hábil e competente para intervir na realidade do Sistema Único de Saúde, reconhecendo a necessidade e subjetividade do ser humano; na perspectiva técnico-assistencial, o formato do programa permite uma profunda imersão no serviço de saúde, proporcionando ao residente o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que se refletem em uma assistência integral ao usuário, sustentada em um elevado grau de qualificação técnica; e no âmbito científico, a produção dos Trabalhos de Conclusão de Residência (TCR´s) constitui uma oportunidade para que o profissional residente, fazendo uso do rigor do método científico, deixe sua contribuição para o corpo de conhecimento da urgência e emergência através de um produto tangível (artigo científico), respondendo à um dos pontos cruciais da missão institucional do HUGOL, que é oferecer a assistência humanizada fundamentada no ensino e na pesquisa”, declarou Dagoberto Miranda Barbosa, Coordenador da Residência Multiprofissional e Gerente Multiprofissional do HUGOL.

Durante o evento, os residentes do segundo ano, identificados como R2, que se formarão no início de 2019, apresentaram seus trabalhos que já se encontram em estágio de finalização, sendo feita análise e sugestões de melhorias pela banca examinadora, para que os mesmos possam ser aprimorados até a defesa do TCR, que acontecerá no próximo ano. Já os residentes do primeiro ano, R1, que estão na fase de estruturação dos projetos de pesquisa (vários deles inclusive já com parecer favorável do comitê de ética), apresentaram dados preliminares à banca, na expectativa de contribuições para um percurso ainda mais assertivo até a finalização dos TCR´s. A banca examinadora foi composta por colaboradores da instituição e diversos convidados externos (doutores, mestres e especialistas).

“Para os residentes, esse é um momento de ouvir as contribuições e trabalhar para que os resultados esperados sejam conquistados, e para instituição é uma oportunidade de valorizar todos os esforços de residentes, tutores, preceptores, professores, gestores e outros envolvidos com o programa de residência”, complementou Dagoberto Miranda Barbosa.

 

Pesquisas apresentadas

· “Tratamento de enfermagem de lesão por fasciite necrosante de origem odontogênica: relato de caso”, por Alessandra Dias Leme.

·  “Diagnósticos e intervenções de enfermagem aplicados a um grande queimado: estudo de caso”, por André Francisco Ramos.

· “Perfil epidemiológico de pacientes vítimas de queimadura atendidos em um hospital público de urgência do estado de Goiás”, por Bárbara Dryelle Penha de Carvalho.

· “Opinião de familiares sobre os cuidados ofertados pela equipe de enfermagem em um serviço de urgência e emergência”, por Brenda Nogueira de Souza.

· “Associação de fatores de risco na Síndrome Coronariana Aguda em uma unidade de hemodinâmica de um hospital público de urgência no estado de Goiás”, por Erika Rodrigues dos Santos.

· “Reações transfusionais em pacientes de um hospital de urgência de Goiás”, por Pedro Henrique Martins Fialho.

· “Avaliação da aplicabilidade de um protocolo de ventilação não invasiva em pacientes portadores de doenças pulmonares obstrutivas crônias”, por Brunna Tayná Elias Bueno.

· “Aplicação da classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde no paciente queimado em um hospital de urgências de Goiânia”, por Helen Cristian Marques Tomaz.

· “Perfil epidemiológico dos pacientes de uma unidade de terapia intensiva de um hospital público de urgência no estado de Goiás”, por Larice Kelle Barbosa.

· “Avaliação dos desfechos da traqueostomia em crianças no hospital de grande porte”, por Nathany Sousa Schafauser.

· “Verificação da efetividade de um check list de extubação em unidades de terapia intensiva de um hospital de Goiânia”, por Nayara Núbia de Sousa.

· “Construção de um protocolo de preparação psicológica para cirurgia de amputação em um hospital de urgência”, por Ávily Priscilla de Souza.

· “Reflexões sobre o comportamento suicida em um hospital público de urgência e emergência de Goiânia: a percepção de quem cuida”, por Ricardo Alves de Oliveira.

· “Fatores ansiogênicos aos familiares de pacientes em situação de cirurgia em um hospital de urgências”, por Danielle Souza Nascimento.

· “Comunicação de notícia de óbito e perspectiva dos familiares de um hospital de urgências”, por Sara Peres Costa.

· “Estratégias de enfrentamento da equipe de saúde frente ao óbito de crianças na UTI pediátrica de um hospital de urgências de Goiânia”, por Thaís Bruno Cecílio.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo