Hugol promove doação de sangue no Junho Vermelho

Com o tema ‘Solidariedade nas veias’, unidade da SES-GO dá início à campanha de conscientização, em período estratégico

O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), deu início à campanha de conscientização para doação de sangue Junho Vermelho. O tema deste ano é “Solidariedade nas veias”.

Maria Luísa Alves, doadora frequente há três anos, relata a importância do ato: “Esta é uma ação que salva a vida de pessoas que estão em uma situação delicada. Doar sangue é algo que não dói e não faz mal algum, e você ainda tem o privilégio de fazer o bem ao próximo”.

“Este é um mês em que damos ênfase à importância da doação de sangue e, com a colaboração maior dos doadores, conseguimos uma manutenção mais segura dos nossos estoques. Este é um período estratégico para a realização da campanha, pois nos aproximamos das férias, quando, normalmente,  existe uma diminuição nas doações e um aumento na demanda por transfusões, devido ao maior número de casos de acidentes que a unidade recebe”, declarou o médico hematologista e supervisor da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) do Hugol, Adriano Arantes.

A UCT tem capacidade para atender cem doadores por dia e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e, no sábado, das 7h às 12h, exceto em dias de feriados. Para atender à demanda de 36.742 transfusões de sangue, no período de julho de 2015 a dezembro de 2018, o Banco de Sangue já recebeu 30.636 doações, graças ao apoio de voluntários que, em um ato solidário, doaram sangue.

Apesar dos bons resultados, a demanda é contínua, por isso, neste mês, o hospital promove várias ações de conscientização, entre elas, a fachada iluminada nessa cor, em alusão à importância da doação de sangue.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo