Hugol promove ações sobre saúde mental

Os colaboradores do Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira participaram de ações em alusão ao Janeiro Branco, para tratar quanto a prevenção para a saúde mental.

Os colaboradores do Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira participaram de ações em alusão ao Janeiro Branco, para tratar quanto a prevenção para a saúde mental.

Durante o mês, os profissionais da unidade de saúde receberam mensagens de boas-vindas, selecionadas para promover a reflexão interior, e também participaram de duas palestras, uma sobre a síndrome de burnout, realizada no dia 23, ministrada pelas psicólogas Gabriella Magalhães e Nayara Silva; e a outra no dia 25, ministrada pela professora da PUC-GO, doutora em psicologia, Kátia Barbosa Macêdo acerca da prevenção de transtornos mentais relacionados ao trabalho.

De acordo com a psicóloga organizacional do Hugol, Sarah Moreira, e a engenheira do trabalho, Roberta Mifleh, “o ritmo acelerado se tornou marca do novo século, com isso temos deixado de lado a principal ferramenta que nos dá motivação: nossa saúde mental. Quanto mais o profissional souber olhar para si mesmo e reconhecer suas próprias limitações, dificuldades, habilidades e pontos positivos, mais ele terá uma real dimensão daquilo que o motiva e das coisas que impedem seu desenvolvimento. Autoconhecimento e foco estão intimamente relacionados, pois não existe um corpo saudável se não tivermos uma mente sã”.

Além dessa temática de educação em saúde do Janeiro Branco, o Hugol tem como objetivo estratégico a melhoria da qualidade de vida e valorização do trabalhador enquanto peça fundamental para alcançar uma assistência humanizada, segura e de qualidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, desde sua inauguração, executa palestras e treinamentos motivacionais, valoriza o colaborador em sua data profissional e aniversário, reconhece o bom atendimento por meio do “Café com Elogios” e contribui com a saúde biopsicossocial por meio de projetos como o “Saudável na medida certa” e a “Ginástica Laboral”, por meio de esforços conjuntos entre as equipes de Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, SAU/Ouvidoria e membros da Comissão de Humanização.

Sarah e Roberta destacam ainda que “a maior parte de nossos dias passamos no trabalho, por esse motivo é importante equilibrar nossos pensamentos, para limpar a mente do estresse do dia a dia. Ser uma pessoa positiva no ambiente de trabalho abre portas, melhora o ambiente e ajuda na construção de boas relações com as pessoas com quem você convive diariamente. Ser cortês, estar disposto a ajudar, trabalhar em equipe e saber influenciar os colegas de forma positiva são atitudes essenciais para garantir uma boa saúde mental no trabalho”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo