Hugol orienta estudantes da região Noroeste sobre primeiros socorros

Em sua 25ª aula, programa de conscientização e ensino promovido pela unidade da SES totaliza mais de 5 mil alunos orientados desde setembro de 2016

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), realizou na semana passada, a 25ª aula do Hugol nas Escolas, programa de conscientização e ensino voltado para os moradores da região Noroeste de Goiânia. Desde setembro de 2016, o Hugol nas Escolas já orientou 5.002 estudantes.

A aula, ministrada no Colégio Estadual Sebastião Alves de Souza, pelos residentes do Hugol Larice Barbosa, fisioterapeuta; e Barbara Carvalho, enfermeira, orientou 437 alunos do ensino fundamental e médio, com faixa etária entre 8 e 17 anos, sob o tema Primeiros Socorros. Nela, os estudantes aprenderam a se comportarem em situações emergenciais do cotidiano, como quedas, desmaios, sangramentos, queimaduras e engasgamentos.

“É importante que todas as pessoas possuam conhecimentos básicos de primeiros socorros. Acidentes podem ocorrer em situações inusitadas, e é necessário sempre estar preparado para agir nessas ocasiões. O tema da aula, além de importante, foi muito interessante, e os profissionais do Hugol conseguiram cativar a atenção das turmas, esclarecendo dúvidas e preparando os alunos para enfrentar melhor os possíveis perigos do dia a dia”, relatou Elandia Martins, gestora do colégio.

Experiência pessoal

Elisa Fernandes, aluna do 7° ano, relatou uma experiência pessoal, na qual pôde comprovar a importância dos primeiros socorros: “Quando era mais nova, caí de um balanço e machuquei as costas no chão. Naquela ocasião, tive o auxílio de meus pais para me socorrer, e percebi que até pessoas que não são especialistas médicos, aplicando técnicas de primeiros socorros corretas, podem ajudar a salvar vidas”.

De acordo com Viviane Oliveira, ouvidora do hospital e responsável por essa atividade no âmbito da Comissão de Humanização, o Hugol nas Escolas traz para os alunos um alerta sobre a importância da prevenção, conscientizando-os sobre os perigos das situações cotidianas que os rodeiam e que podem ser evitados. “Estamos nos aproximando do meio do ano, período de festas e férias escolares, onde situações de acidente estão mais propícias a acontecer, logo, precisamos estar ainda mais atentos aos perigos que nos rodeiam”.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas (fotos), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo