Hugol lança campanha “Desembale menos, descasque mais”

O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL lança campanha de educação em saúde intitulada “Desembale menos, descasque mais” para o público interno da unidade, nessa quarta-feira, 30. Dentre as ações de divulgação no hospital, a principal foi a blitz realizada pela equipe de Nutrição na entrada de colaboradores, nos horários de troca de turno. Uma mesa com os alimentos e como classificá-los foi montada para exemplificar e orientar didaticamente quais são os alimentos mais indicados e quais devemos evitar.

A nutricionista do Hugol, Jaqueline Gentil, destaca que “a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009, foi possível verificar a redução do consumo de alimentos básicos (como arroz e feijão), legumes e verduras; e crescente consumo de óleos, gorduras, sal, açúcar, refrigerantes e biscoitos, inclusive na faixa etária de crianças e adolescentes”. Dentre as principais dicas, a regra de ouro é preferir sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias em detrimento a alimentos ultraprocessados.

Segundo Jaqueline, “os alimentos in natura de origem vegetal têm menor densidade energética e são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Já os alimentos ultraprocessados são nutricionalmente ruins. Sua apresentação em embalagens fáceis (e muitas vezes grandes), pronta para consumo, induzem ao consumo excessivo de energia, gorduras e açúcares, sem a percepção do que está sendo ingerido. Mesmo o acréscimo de fibras e micronutrientes sintéticos, com a finalidade de divulgar um alimento mais ‘saudável’, não garante que o nutriente adicionado tenha as mesmas funções fisiológicas no corpo que o nutriente natural”.

Nutrir os pacientes

A alimentação é uma das bases do tratamento clínico dos pacientes nas unidades de saúde, por isso o HUGOL atua para proporcionar atendimento nutricional de qualidade através da oferta adequada de nutrientes, desde a admissão até o momento da alta hospitalar. De acordo com a Supervisora de Nutrição e Dietética do HUGOL, Vanessa Tosta, “com base na percepção humanizada, o atendimento nutricional respeita hábitos alimentares individuais, valorizando os pedidos do paciente, como a troca do horário da refeição ou a escolha de um alimento de sua preferência, aliado à prescrição dietética do nutricionista, à segurança higiênico-sanitária e aos serviços oferecidos. Produzimos refeições de qualidade aos pacientes oferecendo de 5 a 6 refeições/diárias, conforme a prescrição dietética e o plano de cuidado elaborados após a identificação do risco nutricional”.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo