Hugol inova em visita de manutenção da acreditação ONA

Organização Nacional de Acreditação certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente

Visando a manutenção da excelência de seus processos, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade de saúde do Governo de Goiás, recebeu, nesta semana, a primeira visita de manutenção ONA 2 – Acreditado Pleno, fruto do certificado obtido em janeiro deste ano, que será realizada de forma remota pela Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional, credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Para que a visita fosse realizada de forma virtual, seguindo os protocolos de segurança durante a pandemia, foram desenvolvidos dois “robôs” apelidados de “Dra. ONA”, carrinhos adaptados com tablets que realizaram videochamadas com as avaliadoras, permitindo que elas se comuniquem com os colaboradores da unidade e possam se locomover para onde desejarem analisar.

“A melhoria contínua dos processos é um compromisso que o Hugol firma diariamente e ainda mais em tempos de pandemia, período no qual tivemos que nos reinventar e planejar soluções para os desafios que surgiram. Cientes dos desafios para este novo formato contingencial, viabilizamos uma metodologia inovadora para que as avaliadoras se locomovam no hospital, criando uma experiência similar às visitas tradicionalmente realizadas”, relatou o diretor Administrativo e Financeiro do hospital, Luiz Sampaio.

De acordo com o gerente de Qualidade, J. Antônio Cirino, o Hugol instituiu o Programa Estratégico de Gestão da Qualidade (PEQui), que abarca os processos da qualidade e segurança do paciente e os projetos voltados à acreditação hospitalar. “Este programa tem sido nossa bandeira diária de fortalecimento e promulgação das práticas visando a excelência nos procedimentos da unidade e para a segurança de todos, colaboradores e pacientes”, explicou Cirino.

Saiba mais
A Organização Nacional de Acreditação certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O manual de acreditação ONA é reconhecido pela ISQua (Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde, na sigla em inglês), instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de 100 países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante a validade do certificado.

Texto: José Ferreira Neto / AGIR 
Foto: Edson Freitas / Agir

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