HUGOL implanta escritório de melhoria

Visando a melhoria contínua de seus processos para oferecer um atendimento ainda mais eficiente e de qualidade a seus pacientes, o HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, da SES – Governo de Goiás, implantou, no dia 19 de novembro, o escritório de melhoria, denominado NEXO – Núcleo de Excelência Operacional, iniciativa viabilizadora e mantenedora de novos métodos de gestão, inovadora no âmbito hospitalar.

“O HUGOL é um hospital que sempre buscou o aperfeiçoamento de seus processos e rotinas, almejando o bem-estar de seus pacientes e visitantes. Em 2017, com a implantação da metodologia Lean no setor de Emergência, otimizamos nossos resultados e geramos benefícios que puderam ser vistos também em outros setores da unidade. Depois da emergência, desenvolvemos projetos de melhoria em outras áreas  que desencadearam em resultados substancialmente positivos. Com a implantação do NEXO, buscamos a sistematização e padronização de uma metodologia de trabalho voltada para o desenvolvimento da cultura do olhar crítico, focado na oportunidade contínua de melhoria”, declarou Andréa Prestes, Diretora Administrativa da unidade e idealizadora do novo serviço.

O escritório de melhoria, que é composto pelo analista de suporte Vanderson Barbosa e pela psicóloga organizacional Ana Karolina Barros, ambos certificados Black Belt Lean Six Sigma, é uma seção capaz de repensar os processos da unidade e propor o aperfeiçoamento contínuo dos setores, impulsionando e aportando as iniciativas estratégicas da instituição.

No HUGOL, o NEXO tem como principal metodologia de ação o roteiro DMAIC, acrônimo em inglês para cinco passos: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar, composto por uma estrutura que ajuda na eliminação de gargalos e desperdícios nos processos por meio do foco na fase de planejamento, ampliando a eficiência nas interfaces setoriais.

“Quando você melhora processos, os resultados beneficiam diretamente o seu cliente. Existe redução de tempo e efetividade, o que permite que o hospital concentre seus esforços em outras tarefas, possibilitando também que os setores interajam e otimizem o desenvolvimento do processo como um todo”, declarou a psicóloga Ana Karolina Barros. De acordo com o analista de suporte Vanderson Barbosa: “Para que o paciente receba um atendimento eficiente e com qualidade, os setores precisam trabalhar em sincronia, com processos bem definidos e integrados”.

Governo na palma da mão

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