Hugol gerencia custos para excelência no atendimento aos usuários

Serviço empreende coleta e organização de dados, transformando-os em informação para gestão da unidade de saúde, que integra rede da SES-GO

A saúde não tem preço, mas tem custo que precisa ser gerenciado com foco no uso racional dos recursos, visando oportunizar a assistência com qualidade e segurança aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza essa gestão por meio da Supervisão de Orçamento e Custos desde a inauguração do hospital, em julho de 2015.

“A condução gerencial de uma unidade de saúde lida com a mais diversa aparelhagem, desde a estrutura necessária para recebimento e acolhimento dos usuários a todo o processo hospitalar de apoio e desfecho clínico. O gestor de saúde lida com a alta necessidade de ter conhecimento e domínio de toda vida econômica do hospital, nos mais diversos serviços e processos, garantindo a efetividade de sua ação na otimização de resultados operacionais frente ao desafio de manter a sustentabilidade da instituição”, explica Paulo César Pereira, gerente de Planejamento, Orçamento e Custos do Hugol.

O serviço voltado ao gerenciamento dos custos empreende a coleta e organização desses dados, transformando-os em informação para a gestão do hospital e, após análise, contribui para decisões estratégicas para a aplicação dos recursos. “Orientado pelo resultado advindo do Custeio por Absorção, metodologia utilizada por grandes instituições, o Hugol conhece de forma mais assertiva seus custos reais e zela sempre pela economicidade na tomada de decisão. Os resultados são amplamente conhecidos pelo corpo de gestores, através da consolidação dos dados e entendimento de sua composição, variação e prospecção de viabilidade de cenários futuros”, completa Paulo.

O diretor administrativo e financeiro do Hugol, Luiz Sampaio, destaca que a Política de Custos é um dos diferenciais do hospital, pois contribui para o direcionamento e as diretrizes institucionais no âmbito dos recursos financeiros, realizando essa atividade de forma compartilhada com os líderes e colaboradores da unidade, entendendo que todos contribuem para uma perspectiva sustentável, visando à assistência de qualidade ao usuário do SUS.

José Antônio Cirino (texto) e Edson Freitas (foto), da Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo