Hugol é referência na metodologia Lean para outros Estados

Os resultados do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) da SES – Governo de Goiás na implementação da metodologia Lean na Emergência da unidade foram apresentados aos hospitais de outros Estados.

Os resultados do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) da SES – Governo de Goiás na implementação da metodologia Lean na Emergência da unidade foram apresentados aos hospitais de outros Estados. Estas instituições compõem o projeto do Ministério da Saúde (MS), com consultoria do Hospital Sírio-Libanês (HSL), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), “Lean nas Emergências”, em sua nova fase. A Diretora Administrativa da unidade, Andréa Prestes fez a apresentação.

A cerimônia de ampliação do projeto, realizada no Instituto de Ensino e Pesquisa do HSL, contou com a presença do Secretário de Atenção à Saúde (SAS) do MS, Francisco de Assis Figueiredo, da assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS, Eliana Dourado, e da diretoria do HSL, Diretor Geral, Paulo Chapchap, Diretor Executivo, Fernando Torelly, e Diretor de Estratégia e Projetos, Rogério Caluby.

O HUGOL foi destacado como referência para as outras unidades de saúde que estão em fase de implantação da metodologia dos processos enxutos para a redução da superlotação. De acordo com Andréa Prestes, “é uma honra perceber que o esforço coletivo da equipe do Hugol ocasionou na melhoria dos fluxos intrahospitalares da unidade. Isso acarretará, também, no aprendizado mútuo com os demais participantes do projeto, de vários Estados, possibilitando que a saúde pública no País dê passos largos rumo à excelência operacional.”

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O Hugol participou do projeto de agosto a dezembro de 2017, iniciando com o diagnóstico, o desenvolvimento de planos de ação, a melhoria nos processos, o estabelecimento de protocolos clínicos e o aprendizado com as boas práticas a partir das diversas ferramentas de análise que foram associadas ao trabalho. Os principais resultados foram: melhoria do tempo de passagem do paciente pelo serviço de Urgência e Emergência; redução do tempo médio de permanência; aumento do giro de leitos; e redução da superlotação, possibilitando uma assistência com maior qualidade; culminando, por fim, no aumento da satisfação dos usuários e dos colaboradores atuantes na unidade.

Desde janeiro de 2018, a unidade localizada na Região Noroeste de Goiânia integrou uma nova fase, a de “monitoramento”. Nessa etapa, a consultoria do Hospital Sírio-Libanês permaneceu até o mês de março, acompanhando os indicadores que demonstram a manutenção das melhorias conquistadas com a aplicação da metodologia Lean. “Além disso, também estamos replicando o conhecimento em outras áreas do hospital. A expectativa é que, ao programarmos a filosofia dos processos enxutos em todos os serviços, ampliaremos os resultados positivos, visto que todos os fornecedores e clientes internos passarão a visualizar seus processos focados no que agrega valor ao paciente, eliminando os desperdícios e melhorando a agilidade na entrega das demandas, ao passo que uma etapa deverá impulsionar a outra, culminando no que a metodologia Lean chama de ‘processo puxado’”, destaca Prestes.

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