HUGOL conscientiza motoristas em blitz do Maio Amarelo

O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira, unidade da SES – Governo de Goiás, realizou nessa quinta-feira, 3, a 11ª blitz do Programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (PARE). A ação marcou o lançamento das programações do hospital, da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES e da Universidade Estadual de Goiás – UEG, relativas ao Maio Amarelo, campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito.

A abordagem ocorreu em frente ao hospital, na rodovia GO-070, empreendida pelos colaboradores do HUGOL, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade – SMT, Universidade Estadual de Goiás, Detran e Polícia Rodoviária Federal, ocasionando na conscientização de 702 motoristas.

O PARE é um programa de prevenção, conscientização e educação, e nas ações promovidas entre 2016 e 2018, já orientou 23.553 condutores. “Esses tipos de programas são fundamentais, pois fazem com que as pessoas passem a se comportar exemplarmente no trânsito, reduzindo o número de acidentes e, consequentemente, otimizando os recursos para saúde, educação etc.”, afirmou Fernando Santana, Secretário da SMT.

De acordo com o Diretor Geral do HUGOL, Hélio Ponciano Trevenzol, “o intuito do PARE é conscientizar os motoristas, pois percebemos que grande parte dos acidentes de trânsito que chegam para atendimento no hospital poderia ser evitada com medidas de prevenção. Esse é um cenário trágico, visto que ocasionam, geralmente, lesões graves, com sequelas profundas para os pacientes e seus familiares”. No período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o hospital realizou 13.921 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 59% referem-se a acidentes com motocicletas, 31% a acidentes com outros veículos e 10% a vítimas de atropelamento.

Saiba Mais

O HUGOL está com a fachada iluminada na cor amarela em alusão ao “Maio Amarelo”, mês de conscientização para prevenção de acidentes de trânsito. Esse é um movimento global com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. É uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com a intenção de evidenciar o tema da segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo