Hugol comemora três anos de funcionamento com mais de 5,5 milhões de procedimentos

Três anos cuidando de vidas e educando em saúde. O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), da SES – Governo de Goiás, celebrou seu aniversário com um culto ecumênico no sábado, 7, e contou com a presença de autoridades políticas e eclesiásticas, diretoria, colaboradores e pacientes da unidade de saúde e superintendência da AGIR – Associação Goiana de Integralização e Reabilitação.

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Leonardo Moura Vilela, destacou em sua fala que “temos o maior, melhor e mais moderno hospital do Centro-Oeste, uma referência para o Brasil. Em dezembro, quando estava no Hospital Sírio-Libanês, assistindo à apresentação dos resultados da implementação do Lean, fiquei orgulhoso do Hugol,  sem dúvida, um dos melhores resultados. Temos aqui profissionais extremamente qualificados, atendendo à população em um hospital totalmente SUS. Esse é um hospital dos goianos”. De julho de 2015 a junho de 2018, o hospital realizou mais de 5,5 milhões de procedimentos.

De acordo com o superintendente Executivo da AGIR, Sérgio Daher, “é sem dúvida uma imensa alegria para todos os envolvidos na gestão deste grande hospital podermos comemorar os três anos de atividades. Não se trata apenas do tempo cronológico e do processo dinâmico que envolve a melhoria de performance na assistência; trata-se, acima de tudo, de resultados”.

Já o diretor geral do Hospital explicou os variados tons usados nos detalhes da comemoração. “Cada cor que trouxemos para o tema do aniversário representa a multidisciplinaridade das profissões e atividades que aqui são desenvolvidas. Uma miríade de cores para assistir com humanização. Continuaremos focando em nosso principal dever: atender com excelência, encantando os pacientes e os familiares que adentrarem essa instituição”.

Hugol em números

“Moro na região Noroeste há 45 anos e posso dizer que essa unidade tem atendido, com grande satisfação, nossos anseios e desejos. O atendimento realmente é muito bom – nota 10!”, conta Adonias Leonardo da Silva, paciente da unidade. O cuidado dedicado às vidas foi avaliado pelos usuários com 97% de satisfação, o que reflete a filosofia de trabalho voltada à humanização do atendimento e, acima de tudo, à resolutividade, com qualidade e segurança para os pacientes.

Quanto à origem dos pacientes, 60% são moradores de Goiânia, principalmente da Região Noroeste, e 39% de outros municípios de Goiás. Além disso, 1% dos atendimentos foram dedicados a pacientes de outros Estados, denotando a representatividade que o hospital tem obtido no âmbito nacional, como é o caso da unidade especializada em queimaduras.

De julho de 2015 a junho de 2018, o hospital realizou mais de 5,5 milhões de procedimentos, dentre urgência e emergência, internações, ambulatório e equipe multidisciplinar (3.963.742), procedimentos cirúrgicos (43.881), exames (1.499.622), transfusões (31.400) e coletas de sangue (24.674). Atuar na educação em saúde da comunidade da Região Noroeste é uma das ações contínuas realizadas pelo Hugol desde 2016. De lá até junho de 2018, o hospital, por meio de seus programas institucionais PARE – Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito, Hugol na Comunidade e Hugol nas Escolas, já interagiu com 38.679 pessoas, realizando orientações e/ou procedimentos de saúde.

Marcos importantes

Durante o último ano, em julho de 2017, a unidade especializada no atendimento a pacientes vítimas de queimaduras foi habilitada como Centro de Referência em Assistência a Queimados. O hospital também participou do projeto Excelência Operacional nas Emergências do SUS, do Ministério da Saúde, com consultoria do Hospital Sírio-Libanês, para implementação da metodologia “Lean”.

Já em janeiro de 2018, o hospital estabeleceu seu Planejamento Estratégico para o biênio 2018-2019 e definiu sua identidade organizacional, que é o que norteia a instituição sobre sua razão de ser, onde quer chegar e quais são suas bases para alcançar esses objetivos. Outro marco foi a inauguração do Serviço de Hemodinâmica Dr. Paulo de Siqueira Garcia, estrutura dedicada para atendimento ao paciente vítima de infarto agudo do miocárdio, em abril de 2018.

Desde essa última implementação, o Hugol passou a totalizar 389 leitos ativos, sendo 76 leitos de terapia intensiva, destes, 59 para pessoas com idade acima de 13 anos; 10 de UTI pediátrica, dedicados a crianças com 30 dias de vida até completar 13 anos de idade; além de sete de UTI especializada no atendimento a pessoas acima de 13 anos que sofreram queimaduras. A internação possui 265 leitos, divididos nas clínicas cirúrgica, médica, de ortopedia/traumatologia, de especialidades, de cardiologia, de queimaduras e pediátrica. Além desses, existem 29 leitos para atendimento na urgência e emergência e mais 19 referentes à estabilização e observação dos pacientes infartados.

Governo na palma da mão

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