Hugol celebra Dia do Jovem Aprendiz

Palestra do mestre em psicologia Guliver Nogueira, no auditório da unidade da SES-GO, teve como objetivo “ensinar o jovem a qualificar melhor o processo de relação interpessoal”

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), comemorou nesta quarta-feira, 24, o Dia do Jovem Aprendiz, com palestra sobre o tema “Comunicação não violenta e assertividade”, ministrada pelo mestre em psicologia Guliver Nogueira, no auditório da unidade.

“A palestra teve o objetivo de ensinar o jovem a qualificar melhor o processo de relação interpessoal, aprendendo a controlar suas emoções para se comunicar satisfatoriamente, sendo mais objetivo e tranquilo, de uma forma que não gere prejuízo nas relações pessoais e de trabalho”, explicou Guliver.

O momento ainda destacou a responsabilidade e a importância dos jovens na unidade, sendo, em muitos casos, a primeira experiência empregatícia do aprendiz. “Apesar de não terem vivência prévia de trabalho, todos eles nos surpreendem a cada dia com seu desenvolvimento, sendo uma grata descoberta de novos talentos. É com muita alegria que comemoramos esse dia e desejamos todo o sucesso do mundo para esses jovens trabalhadores”, declarou, por sua vez, a psicóloga organizacional da unidade Nayara Assunção.

O jovem aprendiz Emanuel Mendes se sentiu acolhido por toda a equipe assim que chegou à unidade, há 12 meses. Hoje pensa em seguir carreira no ramo hospitalar. “Para todos nós que estamos inseridos no Hugol, essa é uma experiência bastante gratificante, pois aqui é onde começamos a compreender melhor nosso papel como cidadão na sociedade, aprendendo valores como ética e respeito. Antes, não tinha em mente que carreira ia seguir, mas agora vou começar uma faculdade de Administração, depois, espero me especializar em gestão hospitalar e, quem sabe um dia, poder trabalhar aqui no hospital”.

O programa no Hugol

Com início na unidade em 2015, o programa emprega atualmente 33 jovens, com o total de 82 durante sua existência. Para ser um jovem aprendiz no Hugol, é necessário que o candidato se inscreva no Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam), onde deve apresentar toda a documentação exigida, participar da entrevista socioeconômica e relatar o interesse em prestar seus serviços no hospital. Quando surgir a demanda, o candidato é encaminhado para participar do processo seletivo.

José Ferreira Neto (texto) e Edson Freitas, do Agir 

 

 

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo