Hugol celebra certificação de acreditado pleno da ONA

Certificado é entregue em cerimônia na unidade da SES pela Organização Nacional de Acreditação, com presença do secretário Ismael Alexandrino

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou nesta quinta-feira, 13, cerimônia de entrega oficial do certificado ONA 2 – Acreditado Pleno à unidade pela Organização Nacional de Acreditação, que reconhece a qualidade dos serviços oferecidos.

“O Hugol faz parte da mudança de paradigma de qualidade na prestação de serviços de saúde pelo Estado de Goiás. Ser acreditado pleno é algo para comemorar. Que esse certificado signifique, além da excelência na parte técnica, que a unidade também preza pela parte humanística, pela empatia com os pacientes. Hoje todos somos ONA 2 e o Estado de Goiás tem nesse momento mais um passo galgado na prestação de um serviço de qualidade na área da saúde”, comentou o titular da SES-GO, Ismael Alexandrino.

O certificado foi entregue à unidade pelo superintendente técnico da ONA, Péricles Góes da Cruz, e por Bruno Casagrande, gerente de Marketing e Vendas da Fundação Vanzolini, instituição acreditadora (IAC) de referência nacional, credenciada pela ONA para a realização de avaliações. A Fundação Vanzoline foi responsável pela realização da auditoria da unidade, conforme os requisitos do Manual ONA, em dezembro de 2019. A conquista dessa certificação demostra que o Hugol está entre um seleto grupo de aproximadamente cem hospitais no País com esse nível de acreditação.

“Uma importante conquista foi alcançada e, com ela, a responsabilidade de dar continuidade no processo de gestão da qualidade e segurança do paciente. Almejamos voos ainda mais altos e, para isso, precisamos continuar evoluindo. Conto com a ajuda de todos que fazem parte da família Hugol, a quem admiro como profissionais e, principalmente, como seres humanos que dedicam suas vidas por um bem maior”, relatou Hélio Ponciano Trevenzol, diretor-geral do Hugol.

Foco principal

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente. Sua metodologia de avaliação atende a padrões internacionais de qualidade e segurança. O Manual de Acreditação ONA é reconhecido pela Sociedade Internacional pela Qualidade no Cuidado à Saúde (Isqua), na sigla em inglês, instituição parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que tem entre seus membros especialistas e organizações de saúde de mais de cem países.

A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a certificação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.

A certificação ONA 2 – Acreditação Plena é direcionada para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e com plena comunicação entre as atividades.

José Ferreira Neto (texto)/Agir

Sebastião Nogueira (fotos)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo