HUGOL apresenta monitoramento da metodologia Lean em reunião do colegiado da SES-GO

O HUGOL – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira apresentou os resultados do projeto “Excelência Operacional nas Emergências do SUS”, do Ministério da Saúde, na reunião ordinária do colegiado da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, composta pelo Secretário Leonardo Vilela e os superintendentes da SES-GO.

O encontro foi realizado na manhã dessa segunda-feira, 05, na sede do Conecta SUS e contou com a participação dos consultores do Hospital Sírio-Libanês. O intuito foi apresentar os indicadores referentes à implementação da metodologia Lean na Emergência do HUGOL, dados de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, que demonstram que as melhorias foram mantidas nesse período de monitoramento.

Esses resultados oportunizam que o HUGOL se torne referência para o desdobramento da metodologia Lean em outros Estados do País, conforme salientado pela assessora técnica do CONASS, Eliane Dourado, em visita ao hospital no dia 29 de janeiro, que destacou estar “entusiasmada com os resultados alcançados e que isso possa ser reproduzido nos demais Estados, contando com o HUGOL para ser referência em nível nacional nessa metodologia para os hospitais públicos estaduais”.

Saiba mais

Um dos grandes desafios da saúde pública no Brasil é evitar a superlotação e garantir um atendimento resolutivo aos pacientes do SUS, dificuldade que também foi enfrentada pelo HUGOL, mesmo sendo uma unidade recém-inaugurada. Para solucionar essa situação, o hospital buscou sua inserção no projeto “Excelência Operacional nas Emergências do SUS”, do Ministério da Saúde, com consultoria do Hospital Sírio-Libanês.

O projeto teve duração de agosto a dezembro de 2017, com as seguintes etapas: diagnóstico, desenvolvimento de planos de ação, melhoria dos processos, estabelecimento de protocolos clínicos e aprendizado com as boas práticas. Os principais pontos alcançados com o projeto foram: a melhora do tempo de passagem do paciente pelo serviço de Urgência e Emergência; a redução do tempo médio de permanência; o aumento do giro de leitos; a redução da superlotação, possibilitando uma assistência com maior qualidade; culminando, por fim, na satisfação dos usuários e também dos colaboradores atuantes na unidade.

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