Hugol apresenta case de prevenção de acidentes de trânsito em encontro estadual

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol participou na tarde dessa quarta-feira, 19, do II Encontro Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito: colaboração intersetorial, realizado pela coordenação do movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida no Estado de Goiás no Umuarama Plaza Hotel.

Dagoberto Miranda Barbosa, Gerente Multiprofissional e Presidente da Comissão de Humanização do Hugol representou a unidade de saúde mediando uma mesa-redonda com a discussão sobre ações nacionais de sucesso para serem replicadas em Goiás. Na oportunidade, também apresentou um case sobre o programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (PARE) do hospital. “Estamos no segundo ano de realização das ações do PARE e já obtivemos bons resultados em conscientização e orientação dos motoristas, por isso nos sentimos honrados em partilhar essa experiência para a multiplicação das ações no Estado”, conta Dagoberto.

De acordo com a organização do evento, a proposta foi colocar em contato os representantes do trânsito, da educação e da saúde de cidades-chave que possam multiplicar as ações e proporcionar um trabalho participativo, integrado e descentralizado, em que cada município possa atuar unido para reforçar as medidas de prevenção de lesões causadas pelo trânsito no Estado de Goiás.

Saiba mais

Com o objetivo de reduzir a ocorrência dos acidentes de trânsito considerados evitáveis, devido a imprudências, principalmente, o Hugol realiza desde 2016 as ações do programa de Prevenção de Acidentes e Reeducação no Trânsito (PARE), que orienta motoristas nas rodovias e vias públicas quanto aos riscos e às precauções que devem ser tomadas ao dirigir um veículo. Já foram realizadas cinco ações do programa, totalizando quase 14 mil pessoas conscientizadas.

No período de janeiro a dezembro de 2016, o Hugol realizou 5.643 atendimentos de urgência e emergência às vítimas de acidentes de trânsito. Desses, 62% referem-se a acidentes com motocicletas, 28% a acidentes com outros veículos e 10% a vítimas de atropelamento. Os atendimentos a acidente de trânsito demandam, geralmente, procedimentos cirúrgicos em ortopedia/traumatologia, que no período de julho de 2015 a dezembro de 2016 chegaram ao número de 8.595, representando 42% do total de procedimentos cirúrgicos realizados pela unidade.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo