Hugo realiza segunda capacitação sobre linhas de cuidado do AVC

Evento é direcionado aos profissionais do Siate, com intuito de integrar as equipes para um atendimento de excelência aos pacientes com acidente vascular cerebral

Médico Marco Túlio Pedatella ministra capacitação sobre linhas de cuidado do AVC para equipe do Siate

O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) realizou, na segunda e terça-feira (14 e 15/08), a segunda capacitação sobre linhas de cuidado com os pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O evento foi direcionado às equipes do Centro Estadual do Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate), que assim como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prestam um atendimento pré-hospitalar de emergência.

O médico neurologista e coordenador do Projeto Angels no Hugo, Marco Túlio Pedatella, explica que o objetivo do treinamento é integrar as equipes para um atendimento de excelência aos pacientes com AVC. "O transporte e suporte adequados a esses pacientes são extremamente importantes. A integração entre as equipes visa corrigir as deficiências, proporcionando uma melhor qualidade de assistência”, disse.

Durante o evento, conduzido por Pedatella e pela neurologista Clara Monteiro Antunes Barreira, os participantes puderam conhecer sobre o atendimento do paciente com AVC no Hugo, por meio do projeto Angels e o sistema de aviso com sirene criado pela unidade para otimizar o socorro. “No atendimento do AVC, cada minuto importa. Quanto mais rápido e eficaz for o socorro, maior a possibilidade do paciente se recuperar sem apresentar sequelas”, afirmou Dr. Marco Túlio.

O coordenador de enfermagem do pronto-socorro do Hugo, Weverson José da Silva, destaca que o treinamento reforça com a equipe pré-hospitalar o funcionamento do hospital e do Projeto Angels para que eles possam trazer o paciente o mais rápido possível, sempre em comunicação com a unidade para a preparação do atendimento.

"Setenta por cento dos pacientes que atendemos vêm para a unidade via Corpo de Bombeiros ou Samu. Essas equipes precisam estar qualificadas e alinhadas com o Hugo, informando o hospital para que a gente encaminhe o paciente para a tomografia e, caso necessite, para a realização do trombolítico”, explicou.

Excelência no atendimento 
O Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) recebeu, no dia 27 de julho, a premiação Angels Award pela excelência no tratamento de pacientes com AVC. A certificação é conferida pela World Stroke Organization (WSO) e Sociedade Iberoamericana de Enfermidades Cerebrovasculares (Siecv). A unidade é o primeiro hospital de Goiás a receber a certificação Plantinum, que é fruto do compromisso do trabalho incessante na melhoria no atendimento dos pacientes com AVC.

Pedatella explica que o WSO Angels Awards reconhece os hospitais que demonstraram um claro compromisso com o tratamento de AVC de qualidade e estabeleceram culturas e sistemas para apoiar a melhoria contínua. A certificação dos centros de Acidente Vascular Cerebral é fundamental para garantir que os hospitais implementem e monitorem todas as estratégias prioritárias baseadas em evidências, que mudam a história natural da doença, reduzindo a mortalidade e a incapacidade pelo AVC”, afirmou.

De acordo com o neurologista, a certificação assegura aos pacientes do Hugo a qualidade e segurança indispensáveis na assistência hospitalar para o tratamento do AVC. O atendimento rápido e eficaz é fundamental para diminuir possíveis sequelas ao paciente.

Hélmiton Prateado (texto e fotos)/Instituto CEM

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo