Hugo celebra Semana do Médico e alerta para câncer em mulheres

Café da Manhã especial é oferecido aos profissionais da unidade do Governo de Goiás, que também homenageia colaboradoras com projeto de fortalecimento emocional

Ao violão, Cristiane do Carmo puxa o coro, enquanto as colaboradoras trocam de plantão no Hugo

A Semana do Médico no Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) é marcada pelo reconhecimento profissional, a exemplo do café da manhã especial oferecido aos colaboradores pelo Departamento de Nutrição aos colaboradores da unidade do Governo de Goiás. A ideia é proporcionar uma oportunidade em reconhecimento pelos serviços prestados à população por meio da medicina.

“Nós temos diversas especialidades e oferecemos à sociedade o nosso trabalho com muito empenho e zelo. Nada mais justo que esse momento em reconhecimento à dedicação que temos diariamente”, conta o diretor-técnico do Hugo e médico intensivista, Eros Sousa. 

Coordenadora de Nutrição, Vanessa da Mata diz que tudo foi preparado com muito carinho. “É um momento em que reconhecemos tudo o que esses profissionais fazem pela saúde das outras pessoas. Oferecemos a eles muito mais do que o café da manhã especial, com frutas diferentes do dia a dia, com sucos diferenciados, panificados e outras coisas. Nós oferecemos aqui a gratidão”, conta. E revela que o departamento também proporciona o serviço em todas as ocasiões em que se comemora as profissões que colaboram pela permanência do Hugo.

A oportunidade de confraternizar, mesmo cumprindo com todas as exigências sanitárias estabelecidas em decorrência da pandemia, foi também momento de refletir a situação atual. O Hugo, assim como todos os hospitais da rede estadual, tem profissionais capacitados para atender a demanda criada não só pelo perfil de atendimento, como o trauma e ortopedia, por exemplo, mas também pelos infectados com o coronavírus.

Troca de plantão
Também nesta semana, as mulheres que trabalham no Hugo tiveram uma surpresa, na troca de plantão desta terça-feira, 20. É que um projeto desempenhado na unidade desde o início do ano proporciona fortalecimento emocional aos funcionários. E este mês é dedicado a elas, em alusão à prevenção aos cânceres de mama e do colo do útero.

Com um violão, a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos começou a tocar logo que as colaboradoras trocavam de plantão, nos departamentos. Quem chegava para assumir o dia, ou quem saia para descansar, podia participar do momento. A ação faz parte do projeto Fortalecer. Desde a fala, a música, oração, um desenho ou colorir, qualquer forma de expressar o que está sentindo é admitido.
“É um momento em que, nesse projeto, nós podemos expressar o que sentimos. Também tememos pela própria vida, passamos por uma pandemia e sentimos pelas perdas de pacientes, colegas, vemos o medo que os familiares têm em não poder estar próximo dos seus parentes, pelo impedimento das visitas”, conta a coordenadora multiprofissional do Hugo, Letícia Vieira.

A psicóloga Mônica Francisca Benevides Lelis é uma das idealizadoras do Fortalecer. Durante o mês, em conjunto com departamentos como Recursos Humanos, são massificadas ações com a temática mulher. Tais ações vão desde o respeito, empoderamento e a dignificação delas no ambiente de trabalho, até oportunidades de reforçar o autoexame de mama, a mamografia e a prevenção ginecológica.

Jairo Menezes (texto e foto)/INTS

Ao violão, Cristiane do Carmo puxa o coro enquanto as colaboradoras trocavam de plantão no Hugo

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo