Huapa recebe novos residentes médicos e homenageia formandos de 2019

Residência médica da unidade de saúde do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia reúne as áreas de cirurgia geral, ortopedia e traumatologia e anestesiologia

O auditório do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa) ficou lotado na terça-feira, 3, quando coordenadores, diretores e preceptores do Programa de Residência Médica da unidade de saúde do Governo de Goiás deram as boas-vindas aos quatro novos médicos residentes do hospital. Placas em homenagem aos residentes médicos que se formaram em 2019 também foram descerradas no evento.  

O presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do hospital, Bruno Air Machado, recepcionou os novos residentes. “Receber pessoas que querem  aprender e cuidar bem dos pacientes é sempre muito gratificante. Espero que eles venham com comprometimento, energia e garra para trabalhar muito e aprender bastante”, comentou. 

Em seguida, o diretor técnico do Huapa, Valdeir de Sousa Teixeira, destacou que o comprometimento e respeito é importante durante a residência. “Ao longo do tempo que ficarão aqui, cerca de 80 mil pessoas passarão pelos leitos assistenciais do Huapa. Nesse período, é importante que os acadêmicos respeitem os seus pacientes, pois a boa relação médico-paciente é importantíssima durante a residência”, frisou.  

Força motriz
Já a diretora-geral da unidade, Mara Rúbia de Souza, enfatizou que a Residência Médica é a força motriz do Huapa. “Por ser um hospital-escola, recebemos muitos casos, e isso melhora e diversifica a assistência. Com pessoas e conhecimentos novos, podemos otimizar recursos e processos. Quem ganha com isso é a população”, ressaltou.

Após as boas-vindas e agradecimentos, três placas localizadas na entrada do auditório foram descerradas em homenagem aos residentes que concluíram o curso em 2019. O médico Túlio Nogueira, formado pela residência de cirurgia geral, avaliou sua participação positivamente. “Cheguei muito inexperiente no Huapa e hoje posso dizer que aprendi muito, tanto com os preceptores quanto com os pacientes e toda a equipe multidisciplinar”, relatou. 

Concluíram a residência médica em cirurgia geral Túlio Nogueira de Mendonça e Mayana de Pina Lobo; em anestesiologia, Cássio Serra de Oliveira; e em ortopedia e traumatologia, Dhyego Mendonça de Bessa. Nesta quarta-feira, 5, iniciam no Programa de Residência Médica: no curso de cirurgia geral, o médico Guilherme Alves Souza e Rodrigo Barcelos Ferreira de Carvalho; em anestesiologia, Renan Felipe Alcântara de Alencar; e em ortopedia e traumatologia, Pedro Ferraz da Costa Filho.

 

Ana Paula de Moraes (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo