Huapa realiza treinamento da nova brigada de incêndio

Aulas teóricas e práticas foram organizadas pela SESMT da unidade da SES-GO e ministradas em parceria com o Corpo de Bombeiros

A quarta nova brigada de incêndio do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), passou por treinamento nos dias 10 e 11 de setembro, no auditório da unidade. Organizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (SESMT), as aulas teóricas e práticas foram ministradas em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO).

Divididos em duas turmas, os novos brigadistas tiveram a oportunidade de conhecer os tipos de extintores, respectivas funções e formas de utilização; a função dos hidrantes, abrigos e dos sprinklers – dispositivo que descarrega água quando detectado um incêndio, localizado no teto do ambiente.

A divisão do organograma da brigada de incêndio foi apresentado pelo sargento Clésio Goulart, do 7º Batalhão de Aparecida de Goiânia, bem como as ações de prevenção e emergência, plano de evacuação e cuidados especiais em situações com vítimas, prestando os primeiros socorros necessários.

Aula prática

A parte mais esperada do treinamento, sem dúvidas, foi a aula prática. Em duplas, os participantes aprenderam a manusear as mangueiras, no posicionamento correto de toda a equipe de brigadistas, além de utilizarem os extintores específicos para o combate de incêndio. “Se a brigada não atua bem, vai dar problema. É preciso saber agir nesses casos e, na dúvida, sempre acionar o Corpo de Bombeiros”, ressaltou Goulart.

Para o engenheiro de segurança do trabalho Luís Rogério Soares, o treinamento superou as expectativas do SESMT. “Atingimos o nosso objetivo, uma vez que a participação dos colaboradores ocorre de forma voluntária. Agradecemos também a disponibilidade e parceria do CBM-GO, por ministrar o treinamento, visto que precisamos cumprir estas exigências descritas nas normas técnicas”, ponderou.

 

Yasmine de Paiva, do IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo