Huapa realiza parceria com CAPS para auxiliar colaboradores que desejam parar de fumar

O Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), juntamente com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), realizou uma parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Criarte Vida (CAPS), localizado no Jardim Nova Era, com o intuito de zelar pela saúde e bem-estar dos colaboradores da unidade. A colaboração entre as duas instituições permite que os funcionários do Huapa que desejam parar de fumar mas têm dificuldade em deixar o vício participem de um programa antitabagismo oferecido pelo CAPS. Os interessados devem procurar o SESMT para comparecerem ao primeiro encontro que está previsto para o dia 15 de janeiro (domingo).

Em cinco anos da Lei Antifumo, que impede o fumo em locais totalmente e parcialmente fechados, o número de fumantes passivos no trabalho caiu 34,4% em nível nacional. O coordenador do SESMT do Huapa, Milton Alves Ribeiro, é um dos trabalhadores que faz parte dessa estatística. Além de garantir seu próprio bem-estar há cinco anos, quando parou de fumar, também colaborou para a qualidade de vida dos colegas de trabalho. “Eu me sentia constrangido perante as pessoas próximas a mim. Fumei por 28 anos e, na minha época, não existia a Lei Antifumo. Hoje percebo os benefícios que tive depois de parar de fumar. Sinto mais disposição para o trabalho, me alimento melhor, me relaciono melhor com as pessoas e tenho qualidade de vida”, declarou. Goiânia foi a capital que registrou a maior queda, uma redução de 47,6%.

Nacional – O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNTC) foi criado na década de 80 pelo Ministério da Saúde (MS) para auxiliar fumantes a deixarem o vício. Desde então, várias ações foram desenvolvidas e reforçadas em vários estados com esse objetivo. Em Aparecida de Goiânia, o Centro de Atenção Psicossocial Criarte Vida (CAPS), localizado no Jardim Nova Era, promove encontros semanais para atender pessoas que desejam parar de fumar. Há uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e profissionais de outras áreas capacitados para recebê-las.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo