Huapa realiza palestras e sorteios na Semana de Enfermagem

Evento celebra a importância dos profissionais da área, com destaque ao papel fundamental que desempenham em uma unidade de saúde

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), por meio da Gerência de Enfermagem, promoveu, na segunda e terça-feira, 13 e 14, a Semana de Enfermagem da unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Com palestras e sorteios de brindes, o evento celebra a importância dos profissionais da área, destacando o papel fundamental que eles desempenham dentro de uma unidade de saúde. Com programação final prevista para o dia 17 (sexta-feira), a semana ainda vai contar com atividades lúdicas entre os participantes.

No primeiro dia, a representante da empresa Bioxxi, Célia Cruz, ministrou a palestra “Processo de esterilização na Central de Materiais e Esterilização (CME)”. Ela explicou sobre o funcionamento das centrais, transporte, tratamento de resíduos, biossegurança e descarte correto de material biológico.

Em seguida, a jornalista Iara Lourenço, da equipe de assessoria de imprensa do Huapa, dissertou sobre “O papel do jornalista dentro de uma instituição de saúde”, que tem a função de facilitar a comunicação da unidade com a mídia, e, por meio dela, com o grande público. De maneira leve e bem-humorada, a jornalista ainda mostrou o que é notícia, o caminho até ela ser publicada, o gerenciamento de crises e o relacionamento da unidade com a mídia.

Acidentes domésticos

Na terça-feira, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Márcio Christian, alertou os participantes sobre acidentes domésticos e como preveni-los. “Eles estão sujeitos a acontecer em qualquer lugar, inclusive dentro do carro. Por isso é importante ter cuidado e não contar com a sorte. Sempre avalie os riscos”, frisou.

Finalizando o segundo dia de programação, o médico Pedro Miranda, da empresa Cursos de Urgência e Emergência (Curem), ensinou os participantes a identificar uma parada cardiorrespiratória, quais protocolos de atendimento seguir e como realizar, na prática, uma reanimação cardiopulmonar (RCP), caso seja necessária.

Yasmine de Paiva, do IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo