Huapa promove diagnóstico de IST em alusão ao Dezembro Vermelho

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), da SES – Governo de Goiás, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade, promoveu na sexta-feira (14 de dezembro), das 9h às 16h30min, no estacionamento em frente a recepção de internação do hospital, exames laboratoriais gratuitos de hepatite B e C; sífilis; e HIV à população em geral, pacientes e colaboradores do Huapa.

Os testes laboratoriais foram realizados pela unidade de atendimento itinerante do Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (SAE) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia. Cerca de 80 pessoas realizaram os exames que apresentam resultados em até 30 minutos.

A estudante Kellen Andrezza Mendes, de 22 anos, que estava no hospital acompanhando a mãe, aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde. “O teste rápido é a chance de ajudar na prevenção, pois normalmente as pessoas não procuram fazer com frequência o exame de detecção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e caso a pessoa seja diagnosticada com qualquer doença, já sai daqui com todas as orientações”, afirmou.

Para a coordenadora do NVEH, Cristina Passos, o evento foi um sucesso. “Muitas pessoas procuraram a unidade para fazer os exames, entre a comunidade, colaboradores e acompanhantes de pacientes. É importante falar sobre as IST’s e conscientizar a população, além de mostrar que existem testes rápidos que são tão confiáveis como os laboratoriais”, ressaltou.

Às 15h, no auditório do hospital, os colaboradores do Huapa também participaram de palestra ministrada pelo membro do Grupo Saúde e Vida, o biomédico Diego Ferezini, que falou sobre a importância da conscientização ao combate ao vírus HIV e a Aids.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo