Huapa participa de programa nacional, com equipe de setores essenciais

Evento tem como objetivo apoiar instituições participantes, por meio do acompanhamento e compartilhamento de indicadores de segurança do paciente

As representantes do Huapa, após na abertura do Radar da Excelência, Andréia Andrade (esq.) e Camilla Tinoco

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), em conjunto com o setor de Qualidade e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), participaram da abertura do programa Radar de Excelência, criado pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes). Empresa voltada para atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e programas de saúde, o Ibes visa à excelência em saúde.

O Radar da Excelência tem como apoiar as instituições participantes, por meio do acompanhamento e compartilhamento de indicadores alinhados às metas nacionais de segurança do paciente, interligados ao Ministério da Saúde.

A unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia foi convidado e participará enviando, mensalmente, indicadores definidos pelo programa, onde serão realizadas análise crítica, estudos de concorrência (benchmarking) e definição de projetos de melhoria com webinários e encontros virtuais a cada bimestre. Em 2021, será trabalhada a meta de redução do risco de infecções associada aos cuidados em saúde, por meio da higienização das mãos, com o foco nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Participar do projeto fortalecerá a aplicabilidade do protocolo de higienização das mãos e, consequentemente, vai gerar impactos positivos no perfil microbiológico do Huapa, promovendo a redução das Infecções Relacionadas a Assistência à Saúde (Iras)”, disse a coordenadora do SCIH, Andreia Andrade. Para a enfermeira do NSP Camilla Tinoco, “será um ganho muito grande para a unidade e também para os colaboradores, profissionalmente falando”.

Lançado oficialmente em 2017, o programa Radar da Excelência consiste em uma plataforma para acompanhamento de indicadores de segurança do paciente, alinhados às metas nacionais relacionadas ao Núcleo de Segurança do Paciente. O radar oferecerá um selo às instituições participantes e não terá custo, permitindo que a conquista seja divulgada de maneira interna e externa.

Yasmine de Paiva (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo