HRF tem rígidos protocolos de segurança para casos suspeitos de covid-19

No Hospital Regional de Formosa, que integra a rede do Governo de Goiás, médicos utilizam tecnologia e serviços de teleatendimento no combate ao coronavírus

Um dos dois carros do HRF que levam equipes até pacientes com suspeitas de covid-19

O Hospital Regional de Formosa (HRF), unidade que integra a rede de saúde do Governo de Goiás, é considerado referência no atendimento e no tratamento do coronavírus na região do Entorno do Distrito Federal. A preocupação da diretoria em respeitar todos os protocolos de segurança, no que diz respeito ao enfrentamento da doença, tem por objetivo a preservação e manutenção da vida humana.

O HRF  isolou uma ala para receber pessoas com sintomas de síndrome respiratória aguda grave, causada pela Covid-19. “O mais importante é, de fato, seguir as recomendações e as orientações. O isolamento é primordial, mas as pessoas precisam se preocupar com o outro também”, pondera o diretor-técnico Felipe Uchôa.

O paciente que chega ao hospital com os sintomas característicos de Covid-19 (febre, tosse seca, cansaço) é submetido a todos os procedimentos obrigatórios de triagem: medição de pressão arterial, saturação e temperatura corporal. Em seguida, é encaminhado para uma consulta com o especialista, que verifica todo o histórico de saúde do paciente. Em caso suspeito, o médico solicita um exame para detecção do vírus.

De acordo com a diretora do HRF, Vânia Gomes Fernandes, existem dois tipos de diagnóstico, a depender da gravidade do paciente: o teste rápido e a coleta de secreções que detecta RNA viral. O resultado do teste rápido, feito com uma gota de sangue, sai em 20 minutos. Já o que detecta a presença do vírus na célula é enviado a um laboratório, para fazer a confirmação.

Serviço de Teletriagem
A preocupação com o bem-estar e a saúde de quem está à frente das ações de combate à Covid-19 tem sido motivo de atenção e planejamento estratégico contínuo. O HRF desenvolveu o projeto “A gente se importa” e colocou em seu site um serviço de triagem virtual que possibilita ao paciente saber, em tempo real, qual o seu grau de risco.

Ao acessar https://hospital-formosa.org.br/, a pessoa preenche o cadastro com seus dados pessoais e responde a algumas perguntas. O sistema se encarrega de entregar o resultado on-line e, caso seja necessário, posteriormente, uma equipe de enfermeiras agendará, por telefone, uma visita domiciliar.

Esse serviço intuitivo de teletriagem, além de facilitar o acesso do paciente ao primeiro atendimento, também pretende usar de toda a tecnologia necessária para minimizar os impactos do coronavírus na vida e na saúde dos profissionais da saúde. Pensando nisso, o projeto vai até a população, com dois carros exclusivos, com equipes de enfermagem munidas de oxímetros, medidores de pressão e temperatura. Esse trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sobre o HRF
O Hospital Regional de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores do município e da Assembleia Legislativa de Goiás. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão da unidade, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população. O HRF conta com dez leitos de UTI para pacientes com a Covid-19.

As obras na unidade continuam em andamento e, durante o processo de regionalização, a população continuará contando com os serviços de Pronto-Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia, as melhorias na infraestrutura no hospital serão mantidas para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo