Hospital Regional de Formosa atende mais de 39 mil pacientes em 9 meses

Unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF investe em capacitação dos profissionais e também na revitalização da estrutura

Pacientes aguardam atendimento na recepção, modernizada com painel e linha do tempo do HRF

Mesmo com todos os esforços centralizados no enfrentamento da Covid-19, o Hospital Regional de Formosa (HRF) continua investindo em obras de infraestrutura e na qualidade do atendimento aos pacientes. Desde que foi estadualizado em maio de 2020, a unidade passou por importante modernização, tornando-se referência em atendimento de saúde no Entorno do Distrito Federal.

As reformas físicas incluíram reparos hidráulicos e elétricos, substituição de 200 lâmpadas, restauração de alas como o Pronto-Socorro Geral, ampliação do Pronto-Socorro Covid-19, aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia, aparelhos de raios X, instalação de rede de gases medicinais canalizados e água potável, por meio de sistema de caixas d’água.

Com o mesmo emprenho, a unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) cuida para que seus funcionários estejam atualizados, ao oferecer a eles cursos e informações. O impacto dessas transformações pode ser contabilizado nos mais de 39 mil atendimentos realizados – entre gerais e de Covid-19. Desses, só pacientes Covid-19 atendidos foram 9.053 no período. 

“As reformas no Hospital Regional de Formosa durante os últimos oito meses  estão beneficiando os moradores da cidade e todos os pacientes que chegam via sistema de Regulação da Secretaria da Saúde do Estado”, avalia Vânia Fernandes, diretora executiva do hospital.  

Capacitação interna
Atender os pacientes e oferecer tratamento de qualidade às mais diferentes enfermidades é um trabalho árduo que requer preparo e capacitação. O Hospital Regional de Formosa reforçou ainda mais iniciativas que auxiliaram no desempenho dos colaboradores.

A unidade intensificou o cronograma de treinamentos internos. Em 2020, foram 3.289 horas de capacitação para enfermeiros, assistentes, farmacêuticos, anestesistas e ortopedistas, entre  outros. Só no início de 2021, foram mais 325 horas de atualização para os profissionais.

A humanização no atendimento diminuiu a dor de familiares e pacientes em isolamento. Na ala Covid-19, a equipe de psicólogas criou o projeto de visitas virtuais, em que os pacientes conseguem conversar com os familiares por meio de chamada de vídeos por tablete ou celulares. É a tecnologia utilizada como aliada para diminuir a dor e o isolamento dos pacientes.

Histórias de superação trouxeram esperança para todos, especialmente para os profissionais que se dedicam e lutam pela vida dos pacientes. Francisco Xavier da Cruz, 63 anos, foi um desses exemplos. Vítima do agravamento do coronavírus, ele ficou intubado por 56 dias, mas conseguiu voltar ao convívio da família.

“Além de salvar vidas diariamente, nos esforçamos muito para ser um hospital de referência para a região, e tenho certeza que as melhorias e nosso empenho refletem o nosso desejo”, afirma Felipe Uchôa, diretor técnico do Hospital Regional de Formosa.

Dario Vasconcelos (texto e fotos)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo