Hospital Materno Infantil recebe doação de coletores menstruais

Os 170 copinhos em silicone serão distribuídos para pacientes com carência socioeconômica atendidas pela unidade do Governo de Goiás

Copinho de silicone, coletor é apresentado a pacientes e residentes de enfermagem do HMI

O Hospital Estadual Materno Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), recebeu a doação de 170 coletores menstruais, entregues pela Secretária Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA) de Goiânia, Cristina Lopes Afonso, na  terça-feira (31/8) a equipe da unidade do Governo de Goiás formada, entre outras, pela ginecologista  Maria Elaine; gerente de Enfermagem, Luzia Helena; e as coordenadoras do serviço social e da Psicologia, , Mariana Loyola e Flávia Zenha

Cristina e uma integrante de sua equipe, a enfermeira Marinna Caetano, apresentaram o coletor a um grupo de pacientes ambulatoriais e residentes de enfermagem, com explicações sobre uso, duração, economia e praticidade do material.

Segundo a secretária, a ação faz parte da campanha permanente pela promoção da Dignidade Menstrual e Combate à Pobreza Menstrual realizada pela pasta municipal. “Com isso, estamos arrecadando absorventes, coletores menstruais e calcinhas absorventes, que são distribuídos para mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade de Goiânia”, afirmou.

A acadêmica de enfermagem Sátira Michele de Oliveira faz uso do coletor há cinco anos. “Acho melhor, pois tenho um fluxo menstrual intenso. Também tem a economia, pois dura vários anos”, pontuou. 

De acordo com Maria Elaine, o produto contribui com a saúde da mulher,  é prático e eficaz. “É mais saudável e higiênico. Traz mais conforto, economia e protege o meio ambiente”, salientou a médica.

O coletor menstrual  é um copinho de silicone hipoalergênico transparente que coleta e armazena temporariamente o sangue menstrual. Ele deve ser escolhido de acordo com a altura do colo do útero e intensidade do fluxo menstrual, podendo ser trocado a cada 8 ou 12 horas.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo