Hospital Estadual e Maternidade Nossa Sra. de Lourdes promove 109ª  Gestar Vidas

Abertura do curso promovido pela unidade do Governo de Goiás para gestantes conta com benção, oração, mimos e sorteio de ensaio fotográfico

Na abertura do evento, o capelão Rafael Magul preside momento de oração e destaca amor de mãe

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, na quinta-feira (5/5), a abertura do curso Gestar Vidas, que é promovido pela unidade do Governo de Goiás há 31 anos e está agora em sua 109ª edição. Trata-se de uma rede de apoio, com treinamento para gestantes.

Organizado pelo serviço social, psicologia e capelania hospitalar da unidade, o curso tem como objetivo proporcionar às gestantes uma gravidez tranquila por meio do esclarecimento de dúvidas sobre o período gestacional e puerpério. As orientações são feitas, semanalmente, pela equipe multidisciplinar do hospital, com duração de três meses.

A diretora operacional, Ana Maria Caribé, acompanhada pela equipe multidisciplinar, deu as boas-vindas às participantes e falou de sua experiência. “Eu participei de um curso de gestantes e sei o quanto é importante. Segui tudo à risca e não tive nenhum problema nesse momento tão delicado. Vocês estão com uma equipe de profissionais maravilhosa. Aproveitem para esclarecer qualquer dúvida”, enfatizou, desejando boa sorte às futuras mamães.

Cada participante da equipe se apresentou, destacando sua especialidade e se colocando à disposição das gestantes. A coordenadora do serviço social, Lourdes Maria, agradeceu a participação das participantes e destacou a ideia do curso. “Nossa intenção é auxiliá-las em todas as questões, para que estejam mais preparadas no dia do parto”, pontuou.

O capelão Rafael Magul realizou o momento de oração. Com a proximidade do Dia das Mães, destacou o amor incondicional que elas dedicam a seus filhos. “O melhor acolhimento e carinho é o amor de mãe.”

Ao final da solenidade de abertura, as participantes receberam um kit com manta, fraldas e um macacãozinho. Duas gestantes foram sorteadas para participar de um ensaio fotográfico, em estúdio, com a fotógrafa  Clau Aragão, que esteva presente. “Trata-se de um momento muito especial na vida dessas mamães, e nada melhor do que eternizar esse momento em grande estilo”, destacou a fotógrafa.

Daniela Moreira, 24 anos, está com 33 semanas de gravidez, de seu terceiro filho, e foi uma das sorteadas. “Foi muito bom, uma oportunidade maravilhosa”, destacou. Priscila Barros, 25 anos, elogiou a maternidade. “É minha terceira gravidez, e faço questão de estar aqui porque fui muito bem atendida. Me sinto acolhida”, salientou a gestante que também ganhou um ensaio fotográfico.

Tema diferente
Em cada encontro será abordado um tema diferente, entre eles: Direito da mulher e os programas sociais, Alimentação durante a gestação, Aspectos emocionais, Uso de medicação e drogas na gestação, Tipos de parto, Exercícios preparatórios para o parto, Aleitamento materno, Cuidados com o recém-nascido, Sono do bebê e Esclarecimento de dúvidas. 

O corpo de palestrantes é composto por médico obstetra, fisioterapeuta, enfermeiro, nutricionista, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico e biomédico. Ao fim do curso, as participantes receberão um kit de enxoval doado por parceiros da unidade.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo