Hospital Estadual de Trindade inicia programa de estágio 

Parceria entre a unidade do Governo de Goiás e instruções de ensino tem por objetivo ofertar a vivência do dia a dia de um hospital aos alunos

Estagiários e estagiárias no Hetrin, onde obtêm conhecimentos, competências e habilidades

O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), deu início ao programa de estágio obrigatório voltado para estudantes universitários e de cursos técnicos regularmente matriculados em instituições de ensino – a unidade do Governo de Goiás tem parceria de estágio com Afam, Faculdade Mineiros, UniGoyases e Instituto Genoma. A ação tem como principal objetivo ofertar a vivência de internato no dia a dia de um hospital para a aquisição de novos conhecimentos, competências e habilidades aos alunos.

O gestor de pessoas da unidade do Governo de Goiás, Adelson Gonçalves, explica que o programa de estágio se desenvolve em etapas. “A primeira fase do programa é a disponibilização das vagas para a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), conforme estudo interno realizado, no qual é considerado o perfil da unidade e quais são as áreas e as especialidades em que poderá ser oferecido esse estágio”, afirma.

Com as informações em mãos, os responsáveis da SES-GO abrem um processo seletivo divulgando o edital e convidando as instituições para que participem da seleção. É preciso que os estudantes cumpram os requisitos solicitados para que possam atuar como estagiários no hospital. Quando as vagas são validadas na secretaria e nas instituições credenciadas, a SES-GO dá início à chamada para o estágio obrigatório.

“Nós recebemos o estagiário com a aula inaugural, que internamente é chamada de integração, quando são apresentadas a unidade, as normas e regras internas. Também é feito um acompanhamento por um supervisor de campo, que é indicado pela instituição e fica responsável por orientar esse aluno e acompanhar o desempenho e o seu desenvolvimento”, relata Adelson.

Documentação
Para ser integrado ao estágio, a unidade recebe a documentação do estudante, encaminhada com antecedência pela instituição, como comprovante de vacinas atualizado, o contrato da instituição na secretaria e contrato do aluno, celebrado entre a instituição a secretaria. Tomando os devidos cuidados, os estudantes têm de cumprir procedimentos como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), a exemplo do capote, da máscara, luva, touca, e também devem estar devidamente identificados.

"Estagiar aqui no Hetrin está sendo excelente, estou aprendendo bastante. Os colaboradores estão nos auxiliando nos procedimentos, está sendo maravilhoso", conta a estudante técnica de enfermagem Jeane Almeida.

Segundo um relatório produzido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), as vagas para estágios na área da saúde chegaram a subir 11% no ano de 2020. Para o diretor do Hetrin, Getro de Oliveira Pádua essa parceria para vagas de estágio entre a unidade e as instituições é muito importante. 

“O estágio é uma ponte entre o hospital e a comunidade, onde todos se beneficiam. O aluno estará aprendendo, na prática, para ser um profissional mais qualificado no futuro. O intuito é que, através dessa parceria entre o hospital e as instituições de ensino, os alunos possam ter a oportunidade de conhecer nosso trabalho e o comprometimento que temos em levar um atendimento humanizado de qualidade à população.”

Camila Braunas (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo