Hospital Estadual de Jataí promove ao longo do mês ações em alusão ao Dezembro Vermelho
Iniciativa da unidade de saúde do Governo de Goiás esclarece sobre os cuidados essenciais para a prevenção da contaminação pelo vírus HIV
O Hospital Estadual de Jataí Dr. Serafim de Carvalho (HEJ) realiza, durante este mês, ações em alusão ao Dezembro Vermelho, data dedicada à conscientização sobre a prevenção do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. A programação se divide em orientação e distribuição de informativos pelos setores da instituição e duas rodas de conversa internas, mediadas pela médica infectologista Carolina Abrahão, visando esclarecer dúvidas e promover informações essenciais aos colaboradores sobre cuidados à saúde.
A ação é parte do compromisso do Governo de Goiás em promover a saúde e a prevenção de doenças. O Hospital Estadual de Jataí (HEJ) em conjunto com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona dentro da unidade, buscam constantemente desenvolver atividades que envolvam colaboradores e a comunidade e fortaleçam a conscientização sobre temas relevantes à saúde pública.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 38 milhões de pessoas vivem com HIV em todo o mundo, e a prevenção continua sendo a estratégia mais eficaz para conter a transmissão do vírus. “É fundamental promover o diálogo e desmistificar questões sobre o HIV, garantindo que todos tenham acesso às informações necessárias para sua saúde”, destacou Carolina Abrahão.
A médica infectologista destacou os avanços em relação ao tratamento das pessoas infectadas com o vírus. “Acima de tudo, não é uma doença que vai te limitar. Hoje em dia, tem um tratamento muito seguro, muito efetivo, eficaz, que consegue garantir uma qualidade de vida e uma expectativa de vida, que quando o HIV foi descoberto na década de 80, era algo inimaginável, era uma sentença de morte. Então hoje a gente vê com bons olhos o tanto que a medicina já avançou”, completou.
A campanha foi criada pelo Ministério da Saúde em 2017 para reforçar o Dia Mundial da Luta contra a AIDS. A OMS recomenda o uso de preservativos e a realização de testes regulares como medidas essenciais para a prevenção do HIV. “Prevenir é sempre o melhor caminho. Informar-se sobre formas de proteção e tratamento é crucial para a saúde de todos”, enfatizou Carolina Abrahão durante as rodas de conversa.
Jackeline Arandas (texto e foto) / Fundahc-UFG