Hospital Estadual de Itumbiara realiza 1ª Caminhada Amigas do Peito

Colaboradores, médicos e pacientes da unidade do Governo de Goiás percorreram calçadão da Avenida Beira-Rio, com faixa e camisetas para chamar atenção sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero

Colaboradores, médicos e pacientes do HEI descansam após participarem da 1ª Caminhada Amigas do Peito

O centro oncológico do Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos (HEI) realizou a 1ª Caminhada Amigas do Peito. Colaboradores, médicos e pacientes da unidade do Governo de Goiás na região sudoeste percorreram o calçadão da Beira-Rio, avenida movimentada do município, com faixa e camisetas para chamar a atenção sobre o Outubro Rosa.

A coordenadora do centro oncológico, Rita de Cássia Alves de Oliveira, explica que a caminhada foi idealizada com o objetivo de alertar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, e incentivar a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis.

“Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental e aumenta as chances de cura”, disse.

A gestora ressaltou a importância do autocuidado. “Quando a mulher conhece o próprio corpo, ela fica mais apta a notar qualquer mudança que possa surgir. Mas vale ressaltar que também é necessário o exame físico, realizado por um médico ou exame de diagnóstico por imagem”, frisou.

De acordo com Rita de Cássia, o câncer de mama tem cura, mas é preciso diagnosticá-lo o mais cedo possível. “As chances de cura são de até 95% quando o diagnóstico é precoce. Por isso, é importante que as mulheres façam o acompanhamento constante”, orientou.

Julianna Adornelas (texto e foto)/Instituto Gênnesis

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo