Hospital Estadual de Itumbiara celebra Outubro Rosa

Unidade do Governo de Goiás promove palestras para conscientizar sobre câncer de mama e realiza teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Equipes da unidade do Governo de Goiás em Itumbiara em uma das ações do Outubro Rosa

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos teve uma programação especial nessa quinta-feira (14/10), em comemoração ao Outubro Rosa. A campanha visa à conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A unidade do Governo de Goiás na região sul do Estado promoveu palestras sobre o tema e realizou teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 
 
A ação, organizada pela enfermeira Patrícia Oliveira dos Santos, contou com a parceria do Núcleo de Atenção Básica à Saúde (Nabs). As atividades foram voltadas para o público interno. “O evento do Outubro Rosa foi idealizado e realizado com todo o carinho, visando orientar e alertar nossas colaboradoras sobre a importância de tirar um tempo para cuidar de si. Mostramos que, mesmo tendo tantas atribuições no decorrer do dia, cuidar da saúde tem que ser a mais importante”, afirma. 
 
Patrícia ressalta que a ação foi positiva. “Foi um momento maravilhoso, onde todos aprenderam sobre a doença, como identificar possíveis sinais, sintomas, tratamento e prevenção. Reforçamos que a campanha  fala sobre a importância do diagnóstico precoce para vencer a batalha contra a doença”, afirmou. 
 
Para o coordenador do Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Nabs, Mauri Gonçalves Junior, o evento mostrou a importância do desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde para os colaboradores. “Abordamos a temática do mês de outubro com objetivo de levar informações sobre o autocuidado para prevenção do câncer de colo de útero e mama e testagem de IST”, disse. 
 
Outubro Rosa 
No mês dedicado à prevenção do câncer de mama, a campanha Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população e incentivar a realização de exames preventivos para detectar a doença precocemente. O movimento busca ainda, todos os anos, elaborar temas que abordem a temática e auxiliem as mulheres a entenderem a saúde do corpo e onde buscar o suporte.

Comemorada em todo o mundo, a iniciativa partiu da Fundação Susan G. Komen for the Cure, no início dos anos 1990, nos Estados Unidos. Durante o mês de outubro, várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em diversos estados daquele país.

Julianna Adornelas (texto e foto)/INTS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo