Hospital Estadual da Mulher recebe a visita de estudantes da UFG

Universitários do quinto período de nutrição conheceram as dependências da unidade do Governo de Goiás e como funciona na prática seu Banco de Leite Humano

Estudantes de nutrição da UFG durante a visita à unidade de saúde do Governo de Goiás

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) recebeu, nesta segunda-feira (22/05), a visita dos estudantes universitários do quinto período de Nutrição da Universidade Federal de Goiás (UFG). A visita foi acompanhada pela coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Renata Leles, que mostrou todas as dependências do hospital e apresentou na prática como funciona o BLH do Hemu.

“Para nós,  receber esses jovens é muito importante. Eu os acolho como as minhas filhas, que são da mesma idade, e também se encontram na universidade. Assim como eu quero que elas sejam bem recebidas nas suas visitas e estágios, eu faço questão de ajudar a esses jovens a se decidirem pelo melhor caminho", explicou Renata.

"Amanhã,  um deles pode se tornar meu colega de trabalho, e eu faço questão de mostrar na prática como é o nosso trabalho aqui no Hemu. Trabalhamos arduamente e diariamente para promover o melhor para os nossos pacientes que são nossos clientes vips”, acrescentou.

A professora do curso de Nutrição da UFG Marília Guimarães falou sobre a visita. “Hoje nós trouxemos  para visitar o Hemu os estudantes do quinto período do curso de Nutrição da disciplina de nutrição materno-infantil e do adolescente 1 para conhecer o banco de leite do hospital. E também apresentar para eles a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac) e toda a política de aleitamento materno presente aqui", disse.

"Todos os profissionais de saúde precisam promover a amamentação, promover o aleitamento materno e por isso a importância dessa visita. A nossa intenção é mostrar para os estudantes como isso ocorre na prática, uma vez que debatemos muito o assunto em sala de aula”, salientou a professora.

"A  impressão dessa visita foi a melhor, ainda mais que estamos em um hospital público atendido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e isso nos mostra a importância de valorizarmos o SUS, porque a gente vê o nível de  serviço que é oferecido. É um serviço que acolhe as mães, mulheres que estão amamentando e que estão em dificuldade e também o acolhimento aos bebês que irão receber esse leite que é doado”, acrescentou.

Vida profissional
Já a estudante Alline Portugal disse que, depois da visita, ela tem certeza do que quer para a vida profissional. “Pela primeira vez, que eu sei qual área que eu quero. A visita foi muito enriquecedora, acolhedora, e a Renata nos acolheu com muito amor, e dá para ver que ela realiza esse trabalho com muita paixão", definiu.  

"Além disso, ela explicou todos os passos de uma forma muito didática. Eu achei muito interessante e muito importante eu estar aqui, porque minha mãe foi doadora de leite humano aqui ,quando era Materno-Infantil. Participar dessa visita me emocionou muito e para a nutrição, a gente ainda não tem noção do quanto a área é ampla. Então, vindo aqui a gente tem uma dimensão do quanto podemos ajudar e sermos úteis”, enfatizou.

Ao término da visita, os estudantes, com a professora Marília Guimarães, entregaram para Renata Leles 29 frascos de vidros, que serão utilizados para armazenar leite materno que é doado no BLH do Hemu.

Ana Cléia (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo