Hospital Estadual da Mulher realiza mutirão de consultas para cirurgias eletivas

Em dois dias, foram atendidas 265 mulheres, que passaram por mais de 2 mil exames pré-operatórios para cirurgias ginecológicas

Profissionais do Hemu atendem 2 das 265 mulheres nos dois dias de mutirão: 1.825 exames e 265 eletrocardiogramas

Moradoras de diversos municípios goianos foram beneficiadas com o Mutirão de Consultas para Cirurgias Eletivas, realizado nesta semana no Hospital Estadual da Mulher (Hemu). Ao todo, 265 mulheres passaram pelo hospital, na terça e quarta-feira (9 e 10/8), encaminhadas pelo Complexo Regulador Estadual (CRE), com um total de 1.584 exames laboratoriais, 241 exames de imagem e 265 eletrocardiogramas.
 
O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sandro Rodrigues, comemorou o sucesso do mutirão destinado às mulheres. "Estamos avançando no atendimento de procedimentos eletivos e levando dignidade para quem aguarda serviços de saúde de qualidade. Os hospitais estaduais são referência no atendimento em média e alta complexidade e essa ação garante a redução de pessoas na fila”, pontuou.
 
Nos dois dias de mutirão, as pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram atendidas pela equipe multiprofissional da unidade em consultas ginecológicas, cardiológicas, e por toda a equipe de enfermagem, biomédicos e demais profissionais. Para otimizar o atendimento,  foram instaladas tendas, garantindo a continuidade da rotina diária do hospital e comodidade das pacientes.
 
Satisfação
A moradora de Catalão Valdivina Maria Souza, de 60 anos, foi uma das beneficiadas com o mutirão realizado pela SES-GO. Aguardando por cirurgia há quase quatro anos, a paciente chegou a agendar a cirurgia, que foi cancelada devido à pandemia da Covid-19 e a suspensão das cirurgias eletivas em todo o País. Agora, ela realizou os exames pré-operatórios e passou pela avaliação médica, sendo encaminhada para a cirurgia.
 
A diretora técnica do Hemu, Cristiane Carvalho, fez um balanço positivo da ação e destacou o empenho dos profissionais da unidade e da SES-GO para acelerar o atendimento das mulheres que aguardam esses procedimentos que são no hospital.
 
A ação do Governo de Goiás busca acelerar o atendimento de procedimentos eletivos que foram interrompidos durante o período crítico da pandemia de Covid-19 e está sendo realizada em várias unidades da rede estadual. O CRE passou a realizar a regulação de pacientes para as unidades da SES-GO no final de 2021 e, desde então, já foram realizadas mais de 19 mil cirurgias eletivas.
 
Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo