Hemu promove evento sobre higiene das mãos e segurança do paciente

Unidade do Governo de Goiás realiza apresentação lúdica para mostrar riscos de não higienizar de forma correta as mãos e lembra os dez anos do Programa Nacional de Segurança do Paciente

Colaboradores usam máscara durante evento sobre higiene das mãos e segurança do paciente

O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), por meio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) e do Serviço de Hotelaria, promoveu, na sexta-feira (26/05), um evento voltado para os colaboradores da unidade do Governo de Goiás sobre a forma correta de higienizar as mãos.

O encontro, realizado no auditório do Hemu, fez alusão ao dia 5 de maio, quando é celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Durante o momento, a enfermeira mestre e coordenadora da CCIH, Lidiane Figueiredo, discursou sobre a importância de higienizar corretamente as mãos no ambiente hospitalar para evitar infecções. “As mãos são transmissoras de doenças, bactérias e vírus que podem ser facilmente disseminados quando não ocorre a higienização correta”, disse.

Pesquisas recentes revelam que a higiene adequada das mãos impede até 50% das infecções evitáveis adquiridas durante a prestação de cuidados de saúde. E, mesmo assim, apesar de sua simplicidade, a higienização correta das mãos é pouco praticada.

“Devido a esses índices, que nos preocupam muito, sempre estamos alertando os colaboradores sobre a forma correta de cuidar e higienizar as mãos. Como, por exemplo, quem escolhe trabalhar no ambiente hospitalar sabe que é preciso seguir alguns cuidados como estes: manter as unhas curtas, limpas e evitar o uso de acessórios. Além de facilitar na hora de lavar as mãos com água e sabão, irá manter a segurança não somente do profissional de saúde como dos pacientes”, enfatizou Figueiredo.

Dez anos do PNSP
Ainda durante o encontro, foi realizada uma atividade em comemoração ao Abril pela Segurança do Paciente. As atividades também fizeram alusão aos dez anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). O abril pela segurança do paciente é um período dedicado ao fomento de ações voltadas a segurança do paciente que é um evento anual e incentivado pelo NQSP do Hemu.

O evento envolveu ações lúdicas por meio de um quiz de perguntas e respostas utilizando um dado, com perguntas relacionadas as metas de segurança do paciente que inclui também a higienização das mãos. Quando o colaborador acertava as respostas era contemplado com um kit contendo cartilha institucional de segurança do paciente e um álcool gel, ressaltando a importância de higienizar as mãos.

Na oportunidade, os participantes usaram também máscaras com tema de bactérias e das metas de segurança do paciente. A enfermeira e coordenadora do NQSP, Lilian Maria Fernandes, ressaltou a importância do evento. “Foi uma excelente ocasião para sensibilizar os profissionais, compartilhar conhecimentos e práticas seguras”, afirmou.

Ana Cléia (texto e foto)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo