Hospital Estadual da Mulher encerra atividades alusivas ao Agosto Dourado

Ações pelo mês de conscientização da importância de amamentar incluem roda de conversa sobre os benefícios do aleitamento materno e hora do mamaço

Pacientes do Ambulatório do Hospital Estadual da Mulher são orientadas sobre aleitamento materno

O Hospital Estadual da Mulher (Hemu) é uma unidade credenciada como Amigo da Criança e, como tal, sempre promove ações de orientação e incentivo ao aleitamento materno, além de reforçar o apoio que a unidade oferece por meio do Banco de Leite Humano (BLH).

Para fechar as ações da programação do Agosto Dourado, mês da conscientização da importância do amamentar, o hospital, em parceria com o Comitê Estadual de Aleitamento Materno da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou uma roda de conversa com as gestantes de alto risco, nessa terça-feira (30/8).

A psicóloga do Hemu Nayara Moreno fez a abertura do evento e apresentou as integrantes do comitê da SES-GO, Tatiana Cruvinel, doula e consultora em amamentação; enfermeira Maira Costa; e Thayná Lourenço, que também é presidente da Associação de Doulas de Goiás.

Elas falaram sobre a importância da campanha Agosto Dourado e explicaram que a cor escolhida está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, um alimento natural, com benefícios atrelados ao desenvolvimento do bebê em todos os sentidos – cognitivos, imunológicos, respiratórios, entre outros.

Foram abordados os desafios do aleitamento materno, os benefícios do leite humano e as técnicas de amamentação, fortalecimento do vínculo afetivo, nutrição na lactação, exercícios para ordenha, orientações para a pega correta, as dificuldades e complicações que podem surgir. Thayná destacou que o importante é não desistir e, se precisar de ajuda, recorrer aos profissionais de saúde ou banco de leite.

A roda de conversa foi acompanhada pela equipe multiprofissional da unidade, que também auxiliou as gestantes, puérperas e acompanhantes, esclarecendo algumas dúvidas. Também foram entregues panfletos sobre a amamentação, que vão auxiliar na disseminação das informações.

A ação também foi desenvolvida em outro espaço, para as puérperas internadas na unidade. Na hora do mamaço, as pacientes tiveram orientação sobre a amamentação na prática e puderam tirar dúvidas. Além das informações sobre os benefícios do aleitamento para mãe e bebê, elas receberam um mimo do serviço social do hospital.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo