Hospital Estadual da Mulher comemora Dia Internacional da Mulher

Unidade do Governo de Goiás marca o 8 de março com realização de peça de teatro, distribuição de brindes, rosas e lanche saudável

Colaboradoras Cecília Magalhães e Maria Silvânia encenam peça teatral para colegas do HGG

A principal força de trabalho da saúde é exercida por mulheres. Segundo o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com dados baseados no censo do IBGE, em algumas carreiras, como fonoaudiologia, nutrição e serviço social, elas alcançam quase a totalidade, ultrapassando 90% de participação. Em outras, como enfermagem e psicologia, estão com percentuais acima de 80%. 

No Hospital Estadual da Mulher (Hemu), não é diferente. A grande maioria dos colaboradores da unidade do Governo de Goiás é representada por mulheres. Das quatro diretorias existentes, três são lideradas por mulheres: geral, técnica e clínica. 

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a unidade fez questão de homenagear essa figura tão presente e importante. O setor de nutrição preparou um lanche especial e saudável para o café da manhã dos colaboradores e pacientes: suco, frutas, sanduíche e biscoito de queijo. Tudo acompanhado de um cartãozinho com mensagem de incentivo. O setor de psicologia distribuiu cartões com brindes para as pacientes.

O coordenador do laboratório, Sérgio Vasconcelos, fez questão de presentear as colegas de trabalho com uma rosa. “É uma forma de agradecer a cada uma por serem excelentes profissionais. Mulheres guerreiras que não medem esforços para cuidar do bem-estar do próximo”, pontuou Sérgio.

Peça de teatro
O Núcleo Hospitalar Epidemiológico (NHE) promoveu uma peça de teatro para as colaboradoras, no auditório da unidade e também fez distribuição de mimos. A peça foi apresentada pelas colaboradoras Cecília Magalhães e Maria Silvânia. 

Na oportunidade, elas abordaram, com muito humor, o dia a dia da mulher que luta por respeito, liberdade e igualdade de direitos conciliando seu papel de esposa, mãe, filha, amiga, dona de casa e profissional. Ao final, apresentaram a música Mulher sexo frágil, de Erasmo Carlos, e o poema Alma de mulher, de Lucinete Vieira.

A iniciativa surpreendeu. “Fiquei muito contente. Estava precisando desse carinho”, disse a paciente Thays Soares, grávida de 17 semanas, que ganhou um mimo das mãos da psicóloga Nayara Moreno. “Que coisa boa. Vim como acompanhante e ganhei presentinho”, falou a dona de casa Maria do Socorro.

“Muito bom ver que a unidade se preocupa em estimular seus colaboradores. Adorei a apresentação das colegas, retratou a força da mulher”, pontuou a colaboradora Maryane Rocha. “Gostei de tudo. Nós, mulheres, estamos lutando cada dia mais pelos nossos direitos e é maravilhoso ter o nosso valor reconhecido”, destacou a colaboradora Alexandra de Oliveira.

“Parabenizamos a todas as mulheres que contribuem para um atendimento de qualidade e humanizado dentro do hospital. Temos orgulho das nossas colaboradoras, que são determinadas e realizam seu trabalho com amor. Feliz dia da mulher.”, destacou a diretora-geral, Laryssa Barbosa.

Marilane Correntino (texto e fotos)/IGH

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo